
Carlos Fiolhais: "A Inteligência Artificial pode prolongar-nos a vida"
O professor apresenta-nos as vantagens e os perigos da IA e sublinha que o mundo não vai acabar. Mas temos de estar atentos
O professor apresenta-nos as vantagens e os perigos da IA e sublinha que o mundo não vai acabar. Mas temos de estar atentos
Os profissionais do cashback, a devolução de uma pequena percentagem das compras feitas com um cartão de crédito ou através de um site de cashback, chegam a acumular 12 cartões para poupar cerca de 300 euros mensais – até os impostos pagam nesta modalidade. Mesmo estratégias simples podem render descontos garantidos. A tendência parece estar a crescer.
A crescente influência da tecnologia na medicina foi o foco da mesa-redonda “A Tecnologia que nos Projeta”, que reuniu especialistas da Promptly Health, Fujifilm Portugal, Siemens Healthineers Portugal e da EY, num debate conduzido pela jornalista Helena Garrido.
Pela primeira vez, em 20 anos, está prestes a ser aprovado um novo medicamento para a dor. A descoberta pode vir a ser tão revolucionária quanto o Ozempic foi para a obesidade. Razão? O novo analgésico não causa dependência. Mas há mais novidades: fatos com elétrodos que permitem que doentes com fibromialgia façam fisioterapia; uma espécie de cateterismo que trata as articulações com nanopartículas; ou o uso de células do sistema imunitário para curar doenças reumatológicas, como se faz no cancro.
O cancro do pâncreas, a terceira principal causa de morte por tumor maligno nos Estados Unidos e a sexta em Portugal, é de difícil diagnóstico.
Reduzir a dor provocada pela inflamação nas articulações pode ser uma tarefa impossível. Uma nova terapia, que elimina vasos sanguíneos na origem da dor, oferece esperança.
A tecnologia está a mudar a forma como são prestados os cuidados de saúde. Permite fazer diagnósticos em frações de segundos e prevenir AVC, oferecer tratamentos mais personalizados e antecipar crises de doenças como a diabetes ou a esclerose múltipla, operar um tumor com visão de Super-Homem e até devolver a voz a quem deixou de comunicar.
A múmia mais famosa do mundo, Tutankhamon, foi descoberta há 100 anos. O egiptólogo, que já analisou o pai da URSS e Ramsés II, revela que foram roubadas peças que estão espalhadas por museus.
Cinco homens foram condenados pelo regime Teerão supostamente por participarem no mesmo crime. Tudo indica que não se conheciam e que foram forçados a mentir nas confissões que fizeram.
O recurso à telerradiologia permite realizar exames de diagnóstico sem a presença física de um médico radiologista ou neurorradiologista, sendo especialmente relevante para estabelecimentos de saúde sem equipas com especialistas em radiologia ou neurorradiologia, permitindo suprir carências e auxiliar na interpretação de diagnósticos complexos.
A lei não obriga os hospitais a divulgar os contratos de prestação de serviços, nem as instituições precisam do aval do Ministério das Finanças. Pouco se sabe sobre este mercado.
O X Consenso Nacional de Cancro da Mama vai reunir-se este sábado em Ílhavo. Presidente da Sociedade Portuguesa de Senologia destaca a correção de assimetrias como um dos principais objetivos.
Telo de Morais era um invulgar colecionador de arte, com pintura, cerâmica, escultura, mobiliário e artigos em prata no seu acervo, espólio que doou à Câmara de Coimbra.
Era visto como o sucessor natural de Graça Freitas, até as sugestões insólitas para um Natal em pandemia fazerem dele protagonista de memes nas redes sociais. Mas afinal quem é Rui Portugal?
O sistema ajuda a definir a estratégia de tratamento do doente infetado com o novo coronavírus, funcionando como uma "segunda opinião" para os radiologistas e outros clínicos não especialistas.
Quase se poderia lembrar da gripe espanhola. Curou doentes com tifo na II Grande Guerra. Agora lamenta não conseguir fazer mais.