Reformar o Estado: menos gordura ou menos músculo?
É evidente que existem algumas "gorduras" no Estado. Alguns acreditam que é possível aspirá-las rapidamente para dar lugar a outras despesas ou a redução da receita.
É evidente que existem algumas "gorduras" no Estado. Alguns acreditam que é possível aspirá-las rapidamente para dar lugar a outras despesas ou a redução da receita.
O socorro depois do atropelamento de um animal errante, no concelho Seixal, resultou numa reclamação devido à atuação dos agentes da PSP no local. A Sociedade Protetora dos Animais refere que "a recolha deve ser feita pelos centros oficiais", mas "as autoridades têm de se certificar que o animal é socorrido (...)".
Em causa está o acordo assinado entre o MAI e três sindicatos da PSP e quatro associações socioprofissionais da GNR que estabeleceu o aumento em 300 euros do suplemento de risco, passando este subsídio para 400 euros.
O despacho de exoneração de Marcelo Mendonça de Carvalho das funções de secretário-geral da Secretaria-Geral da Administração Interna, que terminava a comissão de serviço de cinco anos em outubro, foi hoje publicado em Diário da República.
Supremo Tribunal Administrativo desbloqueou processo de aquisição de bodycams. Sindicatos dizem que tema deve ser uma das prioridades deste Governo.
Montenegro repetiu que "Portugal é um dos países mais seguros do mundo": "Mas não é apenas dizendo-o que nós vamos continuar a ser, é tendo ações tendentes a evitar que aconteça em Portugal o que já aconteceu noutros países".
Não levamos os políticos a sério, e isso é mau. Mas eles próprios não se levam a sério, e isso é muito pior.
Em 2022, de cerca de 3 milhões e 600 mil euros foram executados pouco mais de 600 mil euros, representando assim uma miserável taxa de execução de 18%.
O primeiro-ministro garantiu que irá aprovar um investimento de €20 milhões para adquirir veículos para a PSP e GNR. Sindicato só quer que o anúncio se concretize desta vez.
"A Lei de Programação Aplicável previa já 20 milhões para equipamento. E, portanto, nós queremos perceber o que é que o senhor primeiro-ministro está a dizer", afirmou Rui Rocha.
Primeiro-ministro fez um balanço da Operação Portugal Sempre Seguro e garantiu que haverá investimento de €20 milhões em meios para GNR e PSP.
"O MAI está neste momento empenhado em analisar todas as possibilidades para ultrapassar os impasses na contratação pública que herdamos", disse hoje a ministra Margarida Blasco.
À extrema-direita não pode ser permitido que finja ser (a única) defensora da ordem pública e das forças de segurança. Afinal, a ordem pública e as forças de segurança também se defendem com a coesão social e os direitos humanos.
A ministra referiu que "as circunstâncias sobre o que aconteceu" na segunda-feira vão ser averiguadas pela Inspeção-Geral da Administração Interna, a quem pediu um inquérito "com caráter de urgência".
Representantes da Axon, empresa norte-americana que fornece tasers e bodycams ao Estado, consideram que "não tem havido um investimento" em videovigilância em Portugal. Sobre a impugnação dos concursos para dotar a PSP e GNR de bodycams, acusam o concurso de estar "fechado a um só fornecedor".