
María Corina Machado e Edmundo González Urrutia vencem prémio Sakharov
A cerimónia de entrega do prémio está marcada para 18 de dezembro, em Estrasburgo, durante a sessão plenária do Parlamento Europeu.
A cerimónia de entrega do prémio está marcada para 18 de dezembro, em Estrasburgo, durante a sessão plenária do Parlamento Europeu.
Amini morreu no ano passado depois de ter sido detida pela chamada polícia da moralidade por não usar corretamente o véu obrigatório, o que desencadeou um movimento de protesto generalizado no Irão pelos direitos das mulheres.
A obstetra norte-americana foi uma das finalistas do Prémio Sakharov 2023, sendo distinguida como uma das mulheres que luta pelo aborto gratuito, seguro e legal.
O prémio Sakharov 2023, atribuído a Jina Mahsa Amini (que morreu em 2022) e ao movimento iraniano Mulher, Vida, Liberdade, foi entregue esta terça-feira em Estrasburgo.
Quem são e o que fizeram todos os premiados pelo Parlamento Europeu com o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento? Prémio de 2023 é entregue esta terça-feira, 12 de dezembro.
A jovem morreu a 16 de setembro de 2022 às mãos da polícia da moralidade o que acabou por dar origem a meses de manifestações em grande escala contra os líderes políticos e religiosos do Irão, cuja repressão resultou em centenas de mortes e milhares de detenções.
Galardão será entregue de forma póstuma à jovem de origem curda, que morreu em 2022, e ao Movimento Mulher, Vida e Liberdade.
Parlamento Europeu entregou esta quarta-feira o galardão para a Liberdade de Pensamento. Representantes do povo ucraniano estiveram em Estrasburgo, onde se assinalou um minuto de silêncio por todas as vítimas da guerra.
Esta quarta-feira o Parlamento Europeu entrega o prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento de 2022 ao povo ucraniano pela sua resistência contra a invasão russa. Mas quem foi o homem que dá nome à mais alta distinção da defesa dos direitos humanos do Parlamento Europeu?
Recorde o ativista dos direitos humanos e dissidente russo Andrei Sakharov no dia em que o povo ucraniano é galardoado com o prémio do Parlamento Europeu
É o distinguido com o Prémio Sakharov 2022. Mas as tensões provocadas pela guerra, religiosas, linguísticas, culturais, criam um risco para o futuro democrático.
Os finalistas eram Julian Assange, o povo ucraniano e a Comissão da Verdade da Colômbia.
Na SÁBADO de hoje, destacamos o partido de André Ventura que se vira para os direitos laborais. No quadro internacional, o povo ucraniano poderá ser distinguido com o Prémio Sakharov. Musicalmente falando, a notícia vai para os Daft Punk no Tik Tok.
João Carlos Barradas analisa a evolução do povo venceu o prémio do Parlamento Europeu, do século IX aos tempos atuais.
É uma das finalistas do Prémio Sakharov e, em junho, publicou um relatório em que detalha os crimes cometidos pelo Estado, narcotraficantes e paramilitares durante um conflito que durou 58 anos.