Roménia, Europa e a tentação perigosa de deslegitimar juízes e procuradores
Também na Roménia se verificam graves ataques aos magistrados que comprometem o Estado de Direito naquele país.
Também na Roménia se verificam graves ataques aos magistrados que comprometem o Estado de Direito naquele país.
Quando um partido como o Chega faz campanha contra um político de direita, seja Miguel Albuquerque, seja Luís Montenegro, com acusações de corrupção, é o Chega que perde eleitoralmente. O que aconteceu nas regionais da Madeira pode acontecer nas legislativas de Maio, mesmo para além dos "casos" do Chega.
O SJ defendeu que, "enquanto mais alto magistrado da nação, o Presidente da República, uma pessoa com grande proximidade e passado nos media, pode ter um papel muito importante para uma possível saída para esta crise, que afeta a vida de cerca de 150 pessoas".
A atual presidente do Parlamento Europeu, num texto exclusivo em Portugal para a SÁBADO, faz um apelo direto aos eleitores portugueses.
"Se se despedirem 40 pessoas no Jornal de Notícias [JN], que é quase metade da redação, vamos ficar a fazer um jornal com 30 ou 40 pessoas", afirmou o dirigente do Sindicato dos Jornalistas e jornalista do JN Augusto Correia.
O ex-líder Miguel Ferreira da Silva e o ex-candidato presidencial Tiago Mayan apresentaram uma iniciativa de revisão estatutária para reforçar a descentralização de poderes internos, escolha de candidatos por mérito e maior transparência.
São raros os processos que não têm informação reservada – sobretudo dados pessoais. E lá se vai a transparência.
Os obstáculos à informação e aos segredos são os muros que temos de derrubar. O jornalismo da SÁBADO só terá uma agenda: responder às preocupações dos cidadãos, do Litoral ao Interior, aquém e além fronteiras.
Começou precocemente como jornalista, deu o salto para a política mas recuou. Sebastião Bugalho, de 24 anos, diz que o Presidente Marcelo gosta de o ouvir porque é "muito bom". Em 2024 foi apresentado como líder da lista da AD para as eleições europeias.
O arquipélago de Cabo Verde está no centro de uma disputa entre os EUA e a Venezuela desde a detenção do empresário colombiano Alex Saab, considerado testa-de-ferro de Nicolás Maduro.
"Na situação vivida só a justiça podia e pode prestigiar a justiça. Tinha que ser a própria justiça a decidir sobre a justiça", defendeu o Presidente.
Na semana passada realizou-se o IV congresso dos jornalistas portugueses. O evento só por si é relevante, mas ainda assume maior importância porquanto o último congresso realizou-se há 18 anos e nesse período de tempo muito mudou na comunicação social nacional
Os centristas voltaram a não revelar qual será o seu sentido de voto quando o decreto-lei for chamado para apreciação no Parlamento. Mas disse que o partido "votou contra uma medida parecida no último ano".
Líderes de todo o mundo condenam e expressam a sua indignação ao massacre cometido em Paris que fez 12 mortos