
Trump duplica tarifas à Índia para 50% devido a petróleo russo
O Presidente norte-americano assinou uma ordem executiva em que aplica uma tarifa adicional de 25% sobre os bens importados da Índia.
O Presidente norte-americano assinou uma ordem executiva em que aplica uma tarifa adicional de 25% sobre os bens importados da Índia.
A reação surge num momento em que ambos os países manifestam otimismo sobre a possibilidade de estabilizar as relações comerciais, após terem recuado nas tarifas elevadas e nas restrições comerciais mais duras.
O Irão ameaçou, o Irão recuou (mais uma vez). Ormuz, símbolo de tráfego marítimo de petróleo e gás, continua aberto. E os portugueses fazem parte da sua história.
Com 33 quilómetros de largura no seu ponto mais estreito, o Estreito de Ormuz, liga Omã ao Irão e por onde passa cerca de 20% do petróleo mundial.
Os mercados globais estão a tentar determinar o que está por vir depois dos ataques dos Estados Unidos a instalações nucleares importantes do Irão com centenas de bombas e mísseis Tomahawk.
O conflito no Médio Oriente entre Israel e Irão fez disparar os preços do petróleo e o efeito nos combustíveis vai começar a fazer-se sentir já na próxima semana.
Peço do petróleo teve subidas superiores a 5%.
Na terça-feira Trump referiu que está a planear o fim das sanções contra a Síria "para lhes dar uma chance de grandeza". Em causa estará a facilitação do acesso dos norte-americanos ao petróleo sírio e a normalização das relações com Israel.
O documento diz respeito à extração de minerais, petróleo e gás na Ucrânia, país que enfrenta há mais de três anos uma ofensiva militar russa.
O porto de Ras Issa, juntamente com Hodeida e Salif, recebe cerca de 70% de todas as importações e 80% da ajuda humanitária que entra no Iémen, de acordo com a ONU, enquanto os EUA e outros países afirmam que é utilizado pelos Huthis para importar e exportar petróleo ilegalmente.
A partir da próxima segunda-feira, 14 de abril, a gasolina deverá ficar mais barata sete cêntimos e o gasóleo deverá descer seis cêntimos, acompanhando os preços do petróleo nos mercados internacionais, que caminham para a segunda semana consecutiva de perdas.
"Os preços do petróleo estão baixos, as taxas de juro estão baixas (a lenta Reserva Federal deveria cortá-las!)", escreveu o presidente norte-americano.
Certos produtos estão, para já, isentos: petróleo, gás, cobre, ouro, prata, platina, paládio, madeira, semicondutores, produtos farmacêuticos e minerais não encontrados em solo norte-americano.
O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) adiantou que planeia falar com Vladimir Putin nos próximos dias.
"Temos todo o petróleo de que precisamos. Temos todas as árvores de que precisamos, ou seja, a madeira", garantiu o presidente dos EUA.
O republicano tomou posse esta segunda-feira como 47º presidente dos EUA. Anunciou fronteiras fechadas e regresso à exploração do petróleo e gás.