Sábado – Pense por si

António Quaresma fotografado para a SÁBADO junto ao Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, no Rossio, Lisboa
Tiago Carrasco

Das sardinhas em lata aos pastéis de bacalhau com queijo da Serra. Como António Quaresma criou um império

Foi pastor de ovelhas, vendeu sidra, deu aulas e deixou os lisboetas incrédulos quando associou sardinhas em lata a carrósseis e recheou pastéis de bacalhau com queijo da Serra. Hoje o seu grupo fatura 50 milhões de euros por ano com um modelo de negócio que cobra caro a turistas para redistribuir riqueza por pastores e artesãos. Até lhe chamam o Robin dos Bosques da Serra da Estrela.

Gonçalo Correia

Do Montijo a Guimarães, 3 peças para ver

Um monólogo sobre uma história familiar para ver no Montijo, uma peça com adolescentes em Lisboa e uma reflexão política em Guimarães são as nossas sugestões para os próximos dias.

Raquel Lito

Túneis históricos de Aveiro geram polémica. Câmara investiga

Uma nova construção pôs a descoberto estruturas históricas numa zona residencial. Os locais viram e protestaram nas redes sociais: temem que sejam destruídos vestígios arqueológicos. Após a denúncia de um aveirense às entidades, arqueólogos prometem dar seguimento ao caso e a autarquia chama peritos para a área.

Lucília Galha

Chemsex. A epidemia do sexo com químicos

O Chemsex é usado sobretudo pela comunidade homossexual. As drogas prolongam a libido e desinibição – mas também provocam dependência e surtos psicóticos.

Susana Lúcio e Nuno Tiago Pinto

Papa Francisco, todos os segredos da visita a Portugal

Os cinco cadeirões e as vestes do Santo Padre, os discursos dos responsáveis de associações e o helicóptero que o levará a Fátima tiveram de ser aprovados pela Santa Sé. A segurança do Papa exigiu 200 reuniões das autoridades e todas as pessoas que estarão perto do chefe da Igreja foram investigadas e credenciadas.

Margarida Davim

Plenários sindicais estão a fechar escolas por todo o país

Reuniões promovidas pelo STOP estão a juntar pessoal não docente e professores e a provocar o encerramento de escolas. Há mais 60 plenários marcados para esta sexta-feira para discutir formas de luta "com o máximo impacto e o mínimo custo" definidas escola a escola.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30