Sábado – Pense por si

Túneis históricos de Aveiro geram polémica. Câmara investiga

Raquel Lito
Raquel Lito 09 de março de 2024 às 10:00

Uma nova construção pôs a descoberto estruturas históricas numa zona residencial. Os locais viram e protestaram nas redes sociais: temem que sejam destruídos vestígios arqueológicos. Após a denúncia de um aveirense às entidades, arqueólogos prometem dar seguimento ao caso e a autarquia chama peritos para a área.

As escavadoras de uma obra de implantação de um edifício em Aveiro, na zona residencial de Barrocas, têm posto a descoberto estruturas antigas de tijolos, durante os trabalhos de revolvimento do solo. Os locais temem que seja um suposto achado arqueológico, património histórico da cidade, a ser destruído. E assim está lançada a polémica, mais acesa entre membros do grupo cívico do Facebook, Vizinhos de Aveiro, que nos últimos dias vão partilhando teorias com base nas lendas e memórias coletivas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.