Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

As sagas de quem fugiu de Angola há 50 anos

Partiram em colunas de mil carros, com bebés e crianças, atravessando a guerra e a natureza hostil. Saíram de traineira para a Namíbia e para Portugal. Penaram durante meses em campos de refugiados. Meio século depois contam o que viveram como se tivesse sido ontem.

Ana Taborda

Habitação. As empresas antiocupas

Chegam a receber 180 telefonemas por dia e cobram milhares de euros para negociar a saída de quem se instala ilegalmente em casas, moradias e até garagens. Há condomínios de luxo com 100 apartamentos – quase todos ocupados.

Rita Rato Nunes

Atenção, estas burlas estão em todo o lado e querem apanhá-lo

Há redes nacionais e internacionais de crime organizado que criam mensagens de telemóvel, emails e perfis falsos nas redes sociais com o intuito de enganá-lo e fazê-lo divulgar os seus dados pessoais, códigos bancários ou fazer pagamentos e investimentos em produtos inexistentes. Deixar o mundo digital não é opção, mas há formas de reconhecer o perigo e reduzir o risco de cair num engodo. A SÁBADO conta-lhe a história de seis vítimas e os conselhos de seis especialistas em cibersegurança.

Cláudia Rosenbusch

Repórter SÁBADO. 10 anos depois, Lesados do BES sentem a mesma raiva

António investiu as poupanças no BES e ainda teve de pagar ao Novo Banco milhares de euros para não perder um apartamento. Jorge Novo rasgou o acordo proposto aos lesados, não recebeu um cêntimo e só vai dar paz aos políticos quando lhe resolverem o problema.

Cláudia Rosenbusch

Repórter SÁBADO. Amigos na guerra

Há 50 anos um militar guineense lutou ao lado dos portugueses e ficou gravemente ferido. Veio a Portugal pedir tratamento, mas agora enfrenta uma batalha burocrática. Reencontrou por acaso em Lisboa um português a quem salvou a vida na Guiné. E a luta passou a ser dos dois.

Vanda Marques

Os mistérios sobre a vida de Luís Vaz de Camões

Não se lhe conhece a letra, tão-pouco a cidade onde nasceu. Existem oito documentos e quatro cartas que ajudam a resolver o enigma. Boémio, arruaceiro, com uma memória e cultura prodigiosa, era um apaixonado que morreu pobre. Saiba o que os investigadores descobriram sobre como viveu.

António José Vilela

O pacto secreto dos três maçons e a corrupção na câmara

Um acordo criminoso não cumprido na venda de um terreno público que iria defraudar o Estado. Uma autarca endividada por empréstimos pessoais e que tomava decisões após consultar uma “conselheira espiritual”. O dinheiro encontrado num cofre e em envelopes. E o alegado pacto do deputado do PS com os dois amigos que tinham feito juras de fidelidade nos templos da maçonaria.

Marco Alves

O trabalhador da junta que fez obras na casa do presidente

Confrontado com o caso, Mário Moura dos Santos, o autarca de Casal de Cambra (PS), Sintra, diz à SÁBADO que o funcionário pediu reforma e fez as obras, depois informou que não estava reformado ainda e foi contratado pela junta para prestações de serviço.

Paulo Vila

Na empresa de José Teixeira há botox grátis... e um Vhils

Começou a trabalhar aos 6 anos e hoje, aos 63, lidera uma empresa com 2.700 trabalhadores – incluindo um que passa os dias a tratar de uma burra. Na DST há 2 mil obras de arte e uma natalidade que é o dobro da média nacional.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h