Gouveia e Melo diz que Ventura entrou num corrupio de racismo que lembra Hitler
Candidato presidencial considera que o tipo de comunicação de André Ventura “é racismo puro e duro”.
Candidato presidencial considera que o tipo de comunicação de André Ventura “é racismo puro e duro”.
O antigo Presidente da República elogiou o papel de Balsemão "na conquista da democracia" e "da liberdade e da independência da comunicação social".
É duro visitar um cemitério de guerra com jovens rapazes ucranianos que estão próximos de completar as idades com a quais ou não podem sair da Ucrânia (a partir dos 23 anos – entre os 18 e os 22 anos podem agora ausentar-se do país), ou podem vir a ser chamados a defender o seu país (a partir dos 25 anos).
Os resultados do “clube do coração” têm mais peso no quotidiano de milhões de portugueses do que as decisões políticas que, na realidade, moldam o seu futuro. Esta obsessão transforma-se em anestesia.
Estou farto que passem por patriotas aqueles que desfazem e desprezam tudo o que fizemos, tudo o que alcançámos e, sobretudo, tudo o que de nos livrámos – a miséria, a ignorância, o colonialismo.
A CDSE considerou seis candidatos da lista de Wong como "não defensoras da Lei Básica [a 'mini-Constituição' do território] ou não fiéis à Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China".
A língua portuguesa é o principal factor de identidade nacional que dos EUA à China transporta alguma coisa de um país que não tem dimensão global no plano económico. Mas mesmo aqui, em matéria da língua, o português deve hoje muito mais ao Brasil.
Em 2001, Francisco Gomes, que hoje defende a "reconquista de Portugal" no Parlamento, escreveu "os imigrantes tornam-se um alvo seguro para a frustração de problemas económicos, sociais e mesmo políticos".
Anamalala é uma expressão da língua local macua, da província de Nampula, no norte de Moçambique, com o significado de "vai acabar" ou "acabou", usada pelo antigo candidato presidencial Venâncio Mondlane durante a sua campanha eleitoral .
As fronteiras esbatem-se e hoje é cada vez mais fácil ir à China e ouvir-se falar mandarim. Mas cada vez mais difícil criticar as autoridades. A população move-se, mas cala-se.
Os convidados para a tomada de posse ouviram o novo líder dizer que uma nova era se iria abrir, com a palavra inclusão a ser repetida diversas vezes. Numa Maputo quase deserta, apenas alguns ajuntamentos por Mondlane se fizeram notar.
Trump defende um conservadorismo protecionista e nacionalista, enquanto Milei é um liberal clássico - libertário, defensor do livre mercado e do comércio global.
A Rússia de Vladimir Putin inaugurou uma nova forma de espionagem: o ativo descoberto passa a protagonista político, modelo, medalhado ou influencer.
Vinte anos depois de tomar posse como presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso relata os bastidores da sua escolha, recorda os tempos que passou em Bruxelas e coloca-se de lado na corrida à Presidência da República, que diz ser a maior honra que um português pode ter.
Veremos se a história se repete como tragédia – ou se uma desconhecida Vice-Presidente, sorridente e pouco dada a detalhes, prevalece sobre o caos.
Um país fortemente polarizado é chamado a decidir entre duas formas bem diferentes de fazer política e, assim, todo um rumo identitário.