Ucrânia acusa IPC de trair os valores olímpicos por levantar suspensão da Rússia
O Comité Paralímpico Internacional decidiu hoje levantar a suspensão parcial da Rússia e da Bielorrússia e reintegrar os dois países como membros de pleno direito.
O Comité Paralímpico Internacional decidiu hoje levantar a suspensão parcial da Rússia e da Bielorrússia e reintegrar os dois países como membros de pleno direito.
A alteração regulamentar do USOPC surge como uma descrição da política de segurança de atletas do USOPC, fazendo referência à ordem executiva de Trump intitulada "Manter homens fora dos desportos femininos", assinada em fevereiro.
McFall, um amputado da perna direita de 43 anos e antigo velocista paralímpico, vai participar numa missão de longa duração na Estação Espacial Internacional.
Este foi o segundo caso de doping da Missão de Portugal aos Jogos Paralímpicos Paris2024, que terminaram no domingo, depois de a atleta Simone Fragoso ter ficado impedida de participar na prova de powerlifting.
As sete medalhas conseguidas nos Jogos Paris2024 juntam-se às 94 conseguidas nas 11 participações anteriores, sendo que apenas na primeira, em 1972, Portugal não subiu ao pódio.
A dois dias do final da competição, Portugal está a uma medalha de igualar a melhor participação das últimas quatro edições de Jogos Paralímpicos, conseguida em Pequim2008, com sete subidas ao pódio.
A atleta, que já participou em três Jogos Paralímpicos como nadadora, iria ser a primeira atleta portuguesa a participar em provas de paralímpicas de powerlifting, no torneio de -41 kg.
O atleta português, que começou o concurso com um lançamento nulo, 'agarrou' o ouro no terceiro ensaio, com um lançamento de 11,20 metros.
Nadador terminou na quinta posição e com recorde nacional a final dos 400 metros livres S11.
"Paradoxo, da Discórdia à Concórdia" foi o título escolhido para a cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos realizados em França, com direção artística de Thomas Joly.
Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, nomeou para seu assessor de desenvolvimento desportivo o paranadador David Realista Grachat, ex-vice-campeão do mundo de natação adaptada.
Atletas russos e bielorrussos autorizados a participar vão ter uma bandeira neutra, com a sigla AIN sobre um fundo verde, sem os anéis olímpicos, além de um hino, com música original a apresentar pelo COI, no que será um "momento de dignidade" sem letra, e que apenas será tocada em caso de medalha de ouro.
Libertado no início de janeiro, o ex-atleta terá de obedecer a um conjunto de medidas apertadas até ao final do período de liberdade condicional, em 2029.
O ex-atleta paralímpico foi condenado a 13 anos e cinco meses de prisão e sai agora em liberdade condicional.
Antigo atleta paralímpico matou a namorada, Reeva Steenkamp, em 2013. Em janeiro de 2024 sairá da prisão.