
Morreu Mario Vargas Llosa: o Nobel da Literatura que queria ser lembrado pela escrita
Vargas Llosa é um dos nomes mais importantes das letras latino-americanas e firmou-se como um dos principais escritores da sua geração.
Vargas Llosa é um dos nomes mais importantes das letras latino-americanas e firmou-se como um dos principais escritores da sua geração.
Segundo o Relatório sobre a Evasão Fiscal Global 2024, os países da União Europeia são os que mais perdem com o desvio de dinheiro para paraísos fiscais. Aproveitando a concorrência fiscal entre países, esta é uma forma relativamente simples e rápida de atrair capital estrangeiro e aumentar a receita fiscal de um país.
Este feriado vai ser pródigo em propostas de entrada livre: selecionámos dez por todo o País, de Lisboa a Oeiras, Porto, Setúbal e Sines. Juntamos-lhe ainda teatro e três sugestões de entrada paga.
As democracias europeias estão sob ataque externo. E nem o paroquial cantinho português está seguro.
O CEO da Global Media, escolhido por um acionista opaco, ainda está a pagar uma dívida com mais de 25 anos ao grupo que agora gere - e que requereu a insolvência da sua empresa em 2009. O Fisco mandou fechar outra empresa de José Paulo Fafe em 2013 e uma juíza declarou-o contumaz em 2006. Fafe cruzou jornalismo e política desde jovem e tem amigos em todo o lado. A sua gestão deixa a dona do JN, DN e TSF no limite.
Montepio, Novo Banco, BCP, CGD e BPI terão colocado €140 milhões nas mãos de offshores. Os bancos reclamaram depois as ações da empresa e o Ministério Público e o juiz acusaram-nos de conluios e de fechar os olhos aos perigos associados aos créditos.
Durante 10 anos, incluindo no período da intervenção do Estado português, passaram por contas da instituição fundada por Horácio Roque muitos milhões usados para alegados pagamentos corruptos do caso Lava Jato. Em A teia do Banif, o jornalista e diretor-adjunto da SÁBADO António José Vilela conta a história dos planos secretos de um “banco maldito”
Sam Bankman-Fried era um multimilionário na segunda-feira, 7 de novembro. Na sexta, dia 11, a sua empresa, a FTX, valia um dólar. Como foi a semana do jogador (ex-)multimilionário de League of Legends?
A invasão da Ucrânia motivou sanções aos oligarcas russos que tiveram de retirar o seu dinheiro dos bancos londrinos. Investimentos começaram a ser feitos num paraíso fiscal.
O dono da Douro Azul e da TVI tinha pedido para ser constituído arguido e ouvido no processo. Em causa estão suspeitas de fraude fiscal na venda de um navio.
Foi o presidente mais novo de empresas cotadas e quis ser banqueiro. Negociou fundos de futebol, viveu num palacete na Lapa, deixou centenas de credores. O Banco de Portugal tirou a licença a uma das suas empresas e a CMVM decidiu que, até agosto, a centenária Orey Antunes tem de sair da Bolsa.
Autoridades alemãs acreditam que duas crianças foram sequestradas e levadas para o país sul-americano por um dos progenitores defender medidas anti-vacinas.
O ‘vamos andando’ que tão bem nos caracteriza. São poucos os que se podem orgulhar de ter um emprego que lhes permita viver com dignidade e são muitos os que acumulam empregos para pagar as contas ao fim do mês.
A posição da defesa de João Rendeiro é ridícula, a do próprio é quixotescamente interessada, a dos tribunais é uma paródia e a do Governo, empurrando para estes o ónus da fuga do ex-banqueiro, é uma vergonha sem nome.
O parque de merendas da Herdade da Comenda, em Setúbal, foi vedado. Centenas de pessoas manifestaram-se no domingo contra a decisão dos proprietários, mas estes dizem que o parque vai continuar a ter uso público, como acontece há mais de 50 anos.
Aos portugueses o fisco não perdoa o IRS, que pode atingir 50%. Aos pensionistas e estrangeiros, a conta é bem mais suave, entre 10% e 20%. A explicação está no regime de residente não habitual. Suecos, britânicos, norte-americanos, franceses, italianos, espanhóis e brasileiros são os principais beneficiários deste discreto offshore fiscal português.