Sábado – Pense por si

Onde se "escondem" os magnatas russos?

Diogo Barreto
Diogo Barreto 11 de agosto de 2022 às 07:00

A invasão da Ucrânia motivou sanções aos oligarcas russos que tiveram de retirar o seu dinheiro dos bancos londrinos. Investimentos começaram a ser feitos num paraíso fiscal.

Centenas de oligarcas russos viram o seu dinheiro deixar de ser aceite na Europa de um dia para o outro, depois da invasão da Ucrânia, em fevereiro deste ano. Qual a solução encontrada para movimentar os fundos? Países como os Emirados Árabes Unidos (EAU) começaram a receber rios de dinheiro, por terem optado não acompanhar as sanções à Federação liderada por Vladimir Putin.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.