A metáfora italiana
O filme de Francesco Rosi sobre o bandido Salvatore Giugliano mostra-nos um ato fundador da política italiana contemporânea. Mais estimulante do que seguir a política caseira destes dias.
O filme de Francesco Rosi sobre o bandido Salvatore Giugliano mostra-nos um ato fundador da política italiana contemporânea. Mais estimulante do que seguir a política caseira destes dias.
Um dos mais importantes festivais de cinema do mundo começa esta terça-feira. No cartaz, tem filmes nacionais e de cineastas como Richard Linklater, Wes Anderson, Tom Cruise e Kleber Mendonça Filho.
"Travelling" inaugura a 16 de abril, inclui filmes e instalações artísticas e traça um mapa artístico e biográfico da carreira da realizadora e criadora belga.
O ano pode estar a terminar mas, nos palcos portugueses, 2024 ainda não terminou. Jazz, blues, fado, rock e hip-hop são do cardápio do palco para ver até ao Natal.
Autor de sucessos de bilheteira acarinhados pelo público, defensor de causas públicas e apaixonado pelo futebol, morreu aos 84 anos. "Um eterno jovem", descreve Mário Augusto.
O realizador responsável por renovar o cinema francês tinha 91 anos.
Todos os caminhos parecem ir dar a Oeiras, onde esta semana arrancam o NOS Alive e o festival dos Jardins do Marquês. Mas também há artistas de relevo em Cascais e, para quem está no Algarve, world music da boa. Não é o seu género? Há mais alternativas.
“Luz e Sombra” versa sobre a carreira como fotógrafa, cineasta e artista plástica de Agnès Varda.
O galã do cinema anunciou que irá recorrer a esta via. O envelhecimento é visível, após o AVC em 2019, e no ano passado perdeu a mulher pelo cancro. O catedrático em Geriatria, João Gorjão Clara, explica a diferença em relação à eutanásia.
Aprofundar a multidisciplinaridade é um dos pontos estratégicos da próxima temporada, que ficará igualmente marcada pelo início das obras da nova ala do Museu. Na Casa do Cinema Manoel de Oliveira estará em foco a obra de Agnès Varda e a Casa de Serralves recebe a nova performance de Adam Linder.
22.ª edição da mostra de cinema francófono arranca, em Lisboa, a 7 de outubro com a estreia de "Eiffel", biopic de Martin Bourbolon. Este ano, a festa chega a nove cidades e celebra a presença das mulheres na sétima arte.
Reunindo filmes de 1936 a 1960, a coleção "Je ne sais pas quoi faire" traz ao streaming o cinema que influenciou a Nouvelle Vague.
Entre 20 e 29 de novembro o Porto/Post/Doc convoca-nos a refletir sobre as cidades e o seu modo de habitar. A programação pode ser vista em sala e pela primeira vez em streaming
Kristen Stewart protagoniza "este biopic dececionante de uma atriz singular", considera o crítico
Crónica familiar, com Catherine Deneuve a celebrar 70 anos, em estreia