Assaltos fundamentais
Nunca fui um sentimental dos PALOP, um arranjo diplomático que, não raras vezes, serviu para polir a imagem de regimes cruéis e autoritários. Coisa diferente são os povos desses países.
Nunca fui um sentimental dos PALOP, um arranjo diplomático que, não raras vezes, serviu para polir a imagem de regimes cruéis e autoritários. Coisa diferente são os povos desses países.
Caracterizada por várias misturas e migrações, a nossa genética é semelhante à ibérica e muito marcada pelo Mediterrâneo. Só no sul do País percebemos uma maior influência da África subsaariana, efeito dos Descobrimentos. A nossa herança é muito mais diversificada que a de D. Afonso Henriques.
Estudo "dá um retrato mais completo" dos nossos antepassados. Genes dos neandertais também influenciaram o nosso metabolismo e sistema imunitário.
Há uma maior probabilidade, se for madrugador, de ter herdado mais variantes genéticas Neandertais, revela um estudo britânico.
Foram descobertas evidências de ninhos de abelhas nas proximidades do local onde foram feitas escavações, sendo esta a fonte mais provável para o pólen encontrado.
Terão sido criadas há 57 mil anos. A gruta, onde foram estudados oito painéis, situa-se no Vale do Loire, em França.
A descoberta de vestígios de sapateira consumidos por neandertais foi feita na Gruta da Figueira Brava, em Sesimbra. A investigadora Mariana Nabais fala numa "grande implicação" para o estudo desta espécie humana.
Em África, o uso de arcos e flechas foi documentado desde há 70.000 anos, mas, na Europa, até agora, a evidência mais antiga tinha entre 10.000 e 12.000 anos.
O biólogo sueco venceu o Nobel da Medicina 2022 pelas “suas descobertas sobre os genomas de hominídeos extintos e a evolução humana”.
Descobertas sobre a evolução humana garantem distinção da Academia sueca.
“Consideramos que esta é a única evidência convincente de que os humanos modernos têm capacidades cognitivas mais elevadas do que os neandertais”, disse um dos investigadores.
Cientistas mostram como o cruzamento entre 'sapiens' e neandertais, há 50 mil a 70 mil anos, ajudou os humanos a travar vírus como a varíola e o VIH, mas nos tornou mais sensíveis à covid-19.
Descubra nove lugares com esculturas, contemporâneas ou clássicas, em zonas rurais e cidades. Ideais na crise pandémica, têm obras interessantes, fora dos espaços fechados em que o vírus mais se propaga.
Perdoai as nossas ofensas prescritas, assim como nós perdoámos a posse de arma proibida ao senhor Perna (reco- mendável em motoristas diligentes) e o abuso de confiança do senhor Salgado (próprio dos ingénuos e pios).
O antropólogo e biólogo reforça que, apesar da ideia de que somos um país de brandos costumes, a nossa colonização não foi assim tão branda. O professor Rui Diogo diz que existe racismo em Portugal e que são necessárias ações concretas, como as quotas, para mudar isso.
Cerca de 1% a 4% dos europeus e asiáticos apresentam este gene do hominídeo, que representa uma segunda porta de entrada ao novo coronavírus no corpo humano.