
Proteína pode ter contribuído para o aparecimento da linguagem falada
É apenas nos humanos modernos que se encontram regiões cerebrais aumentadas que são essenciais para a produção e compreensão da linguagem.
É apenas nos humanos modernos que se encontram regiões cerebrais aumentadas que são essenciais para a produção e compreensão da linguagem.
A descoberta pode permitir ressuscitar alguns dos animais extintos na Idade do Gelo.
Estudo "dá um retrato mais completo" dos nossos antepassados. Genes dos neandertais também influenciaram o nosso metabolismo e sistema imunitário.
Estudo descobriu que foi numa zona do Planalto Persa, mais precisamente no Irão, sudeste de Iraque e nordeste da Arábia Saudita, que o Homo sapiens começou por se fixar.
Há uma maior probabilidade, se for madrugador, de ter herdado mais variantes genéticas Neandertais, revela um estudo britânico.
Foram descobertas evidências de ninhos de abelhas nas proximidades do local onde foram feitas escavações, sendo esta a fonte mais provável para o pólen encontrado.
A descoberta foi feita pela investigadora norte-americana Briana Pobiner, que considera que as marcas presentes no osso não podem ter sido feitas pelos dentes de um animal.
Terão sido criadas há 57 mil anos. A gruta, onde foram estudados oito painéis, situa-se no Vale do Loire, em França.
A captação de uma mensagem alienígena motiva profundas reflexões filosóficas em A Voz do Dono, do mestre polaco da ficção científica Stanislaw Lem.
A descoberta de vestígios de sapateira consumidos por neandertais foi feita na Gruta da Figueira Brava, em Sesimbra. A investigadora Mariana Nabais fala numa "grande implicação" para o estudo desta espécie humana.
Em África, o uso de arcos e flechas foi documentado desde há 70.000 anos, mas, na Europa, até agora, a evidência mais antiga tinha entre 10.000 e 12.000 anos.
Um estudo lança uma nova luz sobre a compreensão destes homens pré-históricos, que caçavam elefantes de 13 toneladas e quatro metros de altura.
Resistimos menos ao frio desde os hominídeos, revela um novo estudo de duas antropólogas. As evoluções anatómicas eram lentas e a opção do homo sapiens assemelhava-se à dos esquimós: cobriam-se de peles.
O cometa C/2022 E3 está a cruzar novamente o céu da Terra. A última vez que foi avistado os neandertais dominavam a Península Ibérica.
O biólogo sueco venceu o Nobel da Medicina 2022 pelas “suas descobertas sobre os genomas de hominídeos extintos e a evolução humana”.
Descobertas sobre a evolução humana garantem distinção da Academia sueca.