
De Lisboa a Guimarães, 3 festivais para ir esta semana
Jazz livre e exploratório em Lisboa, música portuguesa em Lamego e em Guimarães: os próximos dias trazem música ao vivo e ao ar livre. Eis três propostas a considerar.
Jazz livre e exploratório em Lisboa, música portuguesa em Lamego e em Guimarães: os próximos dias trazem música ao vivo e ao ar livre. Eis três propostas a considerar.
A cerimónia de entrega da 7.ª edição dos PLAY -- Prémios da Música Portuguesa acontece esta quinta-feira à noite, em Lisboa, e terá transmissão televisiva.
Nem adormecida nem desencantada, Capicua reage ao presente, ergue a caneta e traz-nos "Um Gelado Antes do Fim do Mundo". Falámos com ela.
Esta semana, descubra os restaurantes Palaphita, inspirado na Amazónia, e Don Alfonso 1890, de cozinha italiana, bem como o Museu da Música Portuguesa.
A 9.ª edição do festival que aposta na música portuguesa já tem datas - 5 a 7 de setembro - e cartaz, com Ivandro, Carolina Deslandes, Capitão Fausto, T-Rex e Nininho Vaz Maia, entre outros.
Simplesmente, Fausto. Nome maior da cultura em Portugal, o cantautor foi responsável por um dos discos mais importantes da música portuguesa.
A edição de este ano do festival começa esta quarta-feira, 10 de abril. O objetivo mantém-se face aos anos anteriores: "Impulsionar a carreira internacional do talento português".
Unindo as modas da música tradicional portuguesa às batidas abrasivas e sincopadas da eletrónica, Ana Lua Caiano traçou um caminho que a distinguiu dos seus pares na nova música portuguesa. A mais recente etapa, Vou Ficar Neste Quadrado, editada a 15 de março, é apresentada em abril um pouco por todo o País.
O novo álbum "Soma", um disco feito de forma diferente mas com a mesma força dançante, os tempos de Buraka Som Sistema, os discursos identitários que crescem no País e o futuro da canção nacional: Branko em entrevista.
A música portuguesa nunca foi "tão interessante e misturada”, crê Branko, para quem qualquer “abanão de estruturas” gera resistências e vontade de fechar portas. Vem aí "Soma", o disco novo.
Do hip-hop ao rock progressivo e sinfónico, da música norte-americana à música portuguesa, não faltam concertos para ver nos próximos dias - para os mais variados gostos.
Está revelado o cartaz completo da próxima edição do festival. De 6 a 8 de junho, passam pelo Porto históricos regressados, novas estrelas e muita música portuguesa.
Numa altura em que há quem considere a produção nacional "insuficiente" para as quotas anteriores da rádio, o festival de Guimarães chega à 10.ª edição. Um caminho que se alimentou do crescimento da variedade da música que se faz em Portugal.
Na música de Marisa Liz há dualidade, fratura e conforto. "Girassóis e Tempestades", o primeiro disco a solo da ex-Amor Electro, chega esta sexta, 31. Uma história contada pela eletrónica e, diz, pela “leveza”.
Um novo disco-antídoto para "dias tortos". Leve, desinibido e pop, "PRAZER PRAZER" é a afirmação de uma cantora e compositora que há muito prometia.