Sábado – Pense por si

Carlos Torres

Euro 2024. No futebol, os milagres acontecem (e repetem-se)

Neste Europeu, seja contra os panzers germânicos ou frente a outra seleção (Mourinho já vaticinou uma final contra Inglaterra), a ideia é que Portugal volte a fazer história. Seguindo também o exemplo do Benfica de Leverkusen ou do FC Porto de Gelsenkirchen.

4
João Pedro George

Mega Ferreira: Simpatia & União

"Há nas relações entre estes indivíduos – tudo rapazes finos e sérios – assunto para discorrer bastante". Segunda parte do ensaio de João Pedro George sobre algumas ligações na Cultura portuguesa.

Carlos Torres

Almanaque: um hat-trick que demorou 76 anos a ser reconhecido

Sabia que até começar o Qatar 2022 já se tinham marcado 2548 golos em Mundiais, sendo 53 autogolos? E que o primeiro hat-trick da prova, logo em 1930, da autoria de um jogador dos EUA, só foi reconhecido pela FIFA dali a 76 anos, já o autor tinha morrido? E que uma previsão matemática aponta o Brasil como futuro campeão?

Carlos Torres

Almanaque do Mundial: um golo descalço e jogar de óculos

Em 21 edições de Mundiais de futebol, há sempre muitas curiosidades: por exemplo, o brasileiro Leónidas já marcou um golo descalço; e o suíço Leopold Kielholz foi o primeiro a jogar de óculos, em 1934 - e até assinou quatro golos. E se a final de 2022 fosse Messi contra Ronaldo? Há previsões nesse sentido.

Carlos Torres

E se o Qatar organizasse o Mundial de futebol feminino?

Desde 1994 (EUA) que a FIFA tem o objetivo de levar o futebol a zonas onde está pouco desenvolvido, tendo já organizado Mundiais na Ásia (2002) e na África (2010), chegando agora ao Médio Oriente. E se a contrapartida para a realização do Qatar 2022 (ao contrário das suspeitas de milhões em subornos) fosse a promoção do futebol feminino na zona? Isso sim, seria revolucionário.

Luís Francisco

Mundial 2022: chegou a febre dos cromos

A emoção de abrir as carteirinhas, de fazer listas e de trocar os repetidos aumenta em ano de Mundial de futebol. Mas os colecionadores mais entusiastas são os adultos – que chegam a pagar mais de €1.000 por raridades de Messi ou de Ronaldo.

Markus Almeida

Os melhores anos de Edson Arantes do Nascimento

Com currículo em documentários sobre desportistas, a dupla David Tryhorn e Ben Nicholas atirou-se a um dos que melhor trataram a redondinha. Mais em concreto, ao período de 12 anos em que Pelé venceu três mundiais de futebol. Estreia a 23 de fevereiro na Netflix.

Markus Almeida

4 documentários desportivos a não perder no streaming

Do futebol ao basquetebol e ao golfe, com histórias de jogadores que marcaram os seus desportos e de equipas que querem ficar na história, eis quatro filmes e séries documentais para ver enquanto aguarda a estreia de Pelé, na Netflix, a 23 de fevereiro.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.