As histórias de 135 mil ruas de Portugal
Rui Passos Rocha teve acesso a uma base de dados dos CTT, que tem as 250 mil ruas do País. Focou-se naquelas que têm nomes que mais vezes se repetem, casos de 25 de Abril, Santo António ou Camões.
Rui Passos Rocha teve acesso a uma base de dados dos CTT, que tem as 250 mil ruas do País. Focou-se naquelas que têm nomes que mais vezes se repetem, casos de 25 de Abril, Santo António ou Camões.
Houve drama e escolhas difíceis: a busca incessante por um candidato que agradasse a Montenegro em Espinho; o autarca que corre de novo em Mafra, agora contra o partido; o abraço a uma comunista com ar de vitória e a desistência por “motivos pessoais” no Funchal.
As três lições destas legislativas. A primeira: mudar a base eleitoral a meio da campanha é receita para o desastre.
O politólogo José Filipe Pinto considera que o PS deve optar por viabilizar o programa de governo da AD e utilizar esta legislatura para "limpar a casa" e conseguir voltar como "alternativa governamental".
O denominado "manifesto dos 50" encontra-se atualmente em digressão para difusão das suas ideias para a Justiça, e, em particular, sobre o Ministério Público, tendo publicado um conjunto de textos que demonstram claramente o que pensam e que tipo de mudanças defendem.
O fundador do CDS é o próximo retratado na coleção Pequenas Biografias. Como evoluiu o seu pensamento político, as relações com Sá Carneiro e Mário Soares e a aproximação a José Sócrates e ao PS.
Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos representam um zénite de incomunicabilidade política
Construído na reta final do século XIX, o Palacete de São Bento serviu como residência oficial a Salazar. Mas desde o 25 de Abril apenas um primeiro-ministro residiu ali a tempo inteiro. A história de um palácio no centro de Lisboa em que quem pode ali residir se recusa a fazê-lo.
"Serviu Portugal na investigação, no trabalho académico, que incentivou, que concebeu, que concretizou com sucesso, em domínios fundamentais para a compreensão do mundo, das relações internacionais, das instituições internas e da inter-relação entre as instituições e as sociedades", frisou o chefe de Estado.
Figura decisiva e também divisiva, Soares esteve em praticamente todos os momentos-chave da vida política portuguesa, antes e sobretudo depois do 25 de Abril. Há muita luz, mas também alguma sombra no seu enorme legado.
Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos têm trocado propostas e contrapropostas para aprovarem o OE para 2025. Em 1979, Sá Carneiro pediu a Soares que PS e PSD se unissem pelo bem do País.
Álvaro Sobrinho lembrou-nos o que fingimos que não sabíamos: o futebol é uma máquina de lavar dinheiro.
Estes alegados defensores do estado de direito democrático afinal querem silenciar um Sindicato? Se assim é isto diz muito da sua conceção de liberdade de expressão, Democracia e Estado de Direito.
As medidas anticorrupção anunciadas pelo Governo são o terceiro pacote nesta área em cinco anos. Não há avaliação do que foi feito.
Audiência demorou duas horas e permitiu "confirmar as preocupações" de Marcelo Rebelo de Sousa, apontou Maria de Lurdes Rodrigues.
A Santa Casa da Misericórdia que não é uma Misericórdia há 190 anos, o governo que nomeia dirigentes desde 1834, as crises financeiras recorrentes, a política e os privados que se apropriam dos seus fundos - e o mito de que os lucros dos "jogos sociais" vão todos para a obra social.