Sábado – Pense por si

Compreender e eliminar as alergias

A razão pela qual algumas substâncias desencadeiam alergias e porque é que não o fazem em todas as pessoas não é ainda muito clara, mas a história de outras alergias na família (a chamada atopia) parece ser o principal fator predisponente. 

Blocada

A pensar em Israel, o Bloco, especialista na história que lhes convém, quer impedir vendas e compras a colonatos em territórios ocupados. Ideia repetente de 2023. Pode ser que seja a última.

Talvez crónica

Scroll infinito

Scrollar nas redes sociais é o acto mais passivo-agressivo que o ser humano descobriu desde o “estou quase a chegar” dito a quilómetros de distância do destino onde nos esperam. Em vez de enfrentarmos o que nos mete medo, passamos ao lado, fintamos o destino sem sabermos que é ele que nos está a fintar.

Diogo Barreto

Jorge Sousa Braga: "Quis reabilitar a merda"

O poeta e obstetra tem um livro sobre fezes. Diz que os excrementos são "uma prova de vida" e garante que há tanta matéria poética em olhar para o cosmos como no ato de defecar.

Raquel Lito

Como os animais enganam e mentem

No zoo dos aldrabões há patos que se fazem feridos, lagartas falsamente mortas e borboletas disfarçadas de folhas. Os machos primatas e os peixes iludem as fêmeas.

Raquel Lito

Toy: "Quero ser presidente da câmara de Setúbal"

Passeou pela marginal da sua cidade, onde foi parado várias vezes pelos fãs. Andou perto de 3 km, ou melhor, 4.054 passos. Neste verão, é novamente cabeça de cartaz das festas populares – e lança esta semana dois temas. O público não esquece o Taskmaster e pede-lhe que parta melancias. No outono, vai lançar o seu primeiro vinho. Veja o vídeo.

Lucília Galha

Dinis, um biólogo com apenas 11 anos

Dinis Rocha não é um miúdo convencional: aquilo de que mais gosta é de explorar a natureza e procurar animais. Criou um canal para mostrar em vídeo as suas aventuras.

4
Alexandre R. Malhado

PSP sexualiza imagem de polícias

As autoridades têm publicado fotos de agentes a fazer pose, levando a piropos de conteúdo claramente sexual e até a comentários racistas. Já houve queixas à direção nacional, que não respondeu à SÁBADO. MAI pediu contenção na forma de comunicar.

Talvez crónica

O cheiro da casa

Quando se vendeu a casa, a casa já não era a mesma. Era uma boa casa, mas já não era a mesma. Se eu lá voltar vou ver coisas que quem lá mora não vê. Vou ver o sítio da cozinha onde a minha mãe guardava os chocolates para eu não chegar, a parede do quarto dos meus pais que eu pintei com batom.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana