Seis planos para o fim de semana: teatro em Almada e música no Porto
Esta semana, sugerimos-lhe um novo menu de almoço, mas também espetáculos no Porto, teatro em Almada e uma exposição em Vila do Conde.
Esta semana, sugerimos-lhe um novo menu de almoço, mas também espetáculos no Porto, teatro em Almada e uma exposição em Vila do Conde.
O escritor turco, prémio Nobel da Literatura em 2006, surpreendeu os leitores ao revelar-se como um diarista divertido e um talentoso pintor, neste novo livro que é literalmente uma obra de arte. E para o ano, vamos vê-lo, enquanto ator, numa série da Netflix.
E essa gente está carregada de ódio, rancor e desejos de vingança, e não esquecem nem perdoam o medo e a humilhação que aqueles seus familiares (e, em alguns casos, eles próprios, apesar de serem, nessa altura, ainda muito jovens).
Nove séculos, 10 milhões de pessoas: o que nos distingue? Os leitores ditaram a ordem, numa votação online no site da SÁBADO. Ganhou a língua portuguesa (“a minha pátria”, para Pessoa), seguida pelo 25 de Abril, mas houve espaço para a saudade, o vinho e o bacalhau ou a trilogia Fátima, futebol e fado. Sabemos ver-nos ao espelho? Retrato em 21 imagens, uma por cada ano da SÁBADO.
A manipulação, o uso descarado de mentiras, a falta de pudor e vergonha, parecem não ter limites. Neste momento, vale tudo. Até faltar ao respeito a representações ideológicas da maior importância e relevância para a estruturação e consistência da organização social da Comunidade em que vivemos.
Coimbra é hoje uma lição de desumanização da cidade. O encerramento da Estação Central, escassos dias depois de o The New York Times elogiar a "alma" da cidade, é exemplo paradigmático disso mesmo.
Janeiro arranca com uma mão-cheia de edições e reedições que prometem estimular, reacender ou fazer descobrir o gosto pela leitura, entre a prosa, a poesia, o ensaio e a não ficção.
As exposições do museu foram vistas em 2024 por um total de 588.643 visitantes (cerca de 1.881 visitantes por dia).
Foi delegado no último congresso russófilo internacional, liderado por um espião russo e aplaudido por Putin. À SÁBADO, Alexandre Guerreiro nega qualquer ligação profissional a Moscovo.
Até 30 de setembro pode participar no Prémio de Pintura e ter a sua obra exposta no mais icónico Café de Lisboa As tertúlias em torno deste evento começam já a 4 de setembro
Lisboa deixa uma vasta obra, desde mais de vinte títulos de ensaio e crítica literária, poesia, diário e memórias, tendo ainda organizado antologias de autores portugueses publicadas no Reino Unido.
Obra do pintor austríaco não era vista em público desde 1925. Venda vai reverter para os atuais donos e para os herdeiros legais da família judaica para a qual foi pintado.
Foi o maior arquiteto português do regime de Salazar, influenciado pelo modernismo que via lá fora. É o autor de grandes obras, como o Técnico, a Biblioteca Nacional, a Cidade Universitária e o hotel Ritz.
Autor norueguês era há muito um candidato a esta distinção. É reconhecido pelas peças de teatro, novelas, romances, ensaios e até livros infantis.
Presença assídua e acarinhada em Portugal, a lenda da música brasileira está de volta: saiba o que esperar da digressão que passa por Lisboa de 9 a 12 e pelo Porto dia 14, com bilhetes de €25 a €100.
Esta não foi a primeira vez que o poder político, sem qualquer pudor e sem tentar sequer mascarar os seus actos, tentou intimidar e condicionar órgãos de informação.