Sábado – Pense por si

Eurico Reis
Eurico Reis Juiz Desembargador Jubilado
04 de maio de 2025 às 10:17

Será que Portugal se está a tornar uma enorme "Curral de Moinas"?

A manipulação, o uso descarado de mentiras, a falta de pudor e vergonha, parecem não ter limites. Neste momento, vale tudo. Até faltar ao respeito a representações ideológicas da maior importância e relevância para a estruturação e consistência da organização social da Comunidade em que vivemos.

Em primeiro lugar, quero agradecer ao João Paulo Rodrigues e ao Pedro Alves (que não conheço pessoalmente) as saudáveis gargalhadas que a sua criatividade me proporcionou e, em segundo lugar, pedir-lhe que não me exijam o pagamento de royalties por estar a usar neste meu texto a expressão "Curral de Moinas" por eles inventada - eu podia ter usado a palavra "Moinantes" em vez de "Moinas" e assim evitar correr esse risco, mas não seria bem a mesma coisa (e, para além disso, tenho a espectativa de que eles não se irão importar com este meu relativo abuso).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.