Parlamento israelita aprova orçamento com milhões destinados à Defesa
O orçamento de aproximadamente 193 mil milhões de euros destina mais 77% para despesas de defesa do que para a saúde, sendo esta última de aproximadamente 17 mil milhões de euros.
O orçamento de aproximadamente 193 mil milhões de euros destina mais 77% para despesas de defesa do que para a saúde, sendo esta última de aproximadamente 17 mil milhões de euros.
Para prestar aconselhamento no combate a drones iranianos.
O Irão reagiu à ofensiva militar lançada por Israel e pelos Estados Unidos com ataques contra países do Médio Oriente com bases militares norte-americanas.
Trata-se de "uma medida de precaução excecional" para garantir a segurança dos voos.
A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022 e tem sido alvo de sanções dos aliados ocidentais de Kiev, que atingiram o setor do petróleo e do gás, para tentar diminuir a capacidade de financiar o esforço de guerra.
Fortes explosões fizeram-se ouvir na madrugada deste domingo em Manama, a capital do Bahrein e o exército iraniano declarou ter realizado ataques com drones visando, nomeadamente, uma importante unidade policia.
O Ministro da Defesa anunciou a nova localização, motivada pela futura instalação do Aeroporto Luís de Camões em Alcochete.
O presidente norte-americano, Donald Trump, declarou na segunda-feira que a guerra estava quase terminada, embora depois tenha condicionado o fim a uma rendição incondicional do Irão.
Um incidente idêntico já tinha sido denunciado pela Turquia na quarta-feira, 04 de março, ao quarto dia da guerra desencadeada pela ofensiva conjunta dos Estados Unidos e Israel contra o Irão.
A área de servidão militar da NATO, em Fernão Ferro, na margem Sul do Tejo, foi criada em 1959 para garantir segurança à população, dada à proximidade de um armazém com material explosivo de grande capacidade. No entanto, os 165 hectares de terrenos rústicos que a compõem transformaram-se numa terra sem lei onde nascem construções ilegais e se desenvolvem atividades clandestinas. A Câmara Municipal do Seixal aponta o dedo ao Ministério da Defesa e à Marinha portuguesa, acusando-os de inércia e o Governo assume o risco iminente para centenas de famílias. Uma reportagem a não perder esta noite, no NOW.
A ofensiva dos Estados Unidos e de Israel começou em 28 de fevereiro com ataques simultâneos que eliminaram vários dirigentes religiosos, políticos e militares do Irão, incluindo o guia supremo, o ‘ayatollah’ Ali Khameni.
O secretário de Estado das Comunidades, Emídio Sousa, esteve no Aeroporto de Figo Maduro para receber os cidadãos repatriados, que viajaram desde Omã.
Portugal ativou esta quinta-feira o Mecanismo Europeu de Proteção Civil para organizar o repatriamento de cidadãos portugueses no Médio Oriente.
Os embaixadores dos 32 Estados-membros da NATO, reunidos esta quinta-feira em Bruxelas, manifestaram o seu apoio a esta medida e condenaram veementemente o ataque do Irão à Turquia na quarta-feira, sublinhou o porta-voz.
"Foi vice-chefe do Estado-Maior do Exército até dezembro passado", explica a assessoria de comunicação do presidente.
O Ministério da Defesa do Reino Unido divulgou, esta terça-feira, imagens que, segundo afirma, mostram aviões F-35 britânicos a abater drones “hostis” no espaço aéreo da Jordânia, naquela que descreve como a primeira operação ativa deste tipo.