
Angola no centro da Guerra Fria
O verão de 1975 foi marcado pela fuga dos portugueses, pela luta entre os movimentos independentistas e pela interferência das grandes potências: EUA e URSS.
O verão de 1975 foi marcado pela fuga dos portugueses, pela luta entre os movimentos independentistas e pela interferência das grandes potências: EUA e URSS.
Em destaque, concertos gratuitos em Belém (Lisboa) e Ílhavo, teatro em Guimarães, conversas sobre livros, dança com Peggy Gou em Braga e a gastronomia da Madeira e do Alentejo.
A Cimeira de Haia aproxima-se e a realidade começa a chocar-nos de frente. O problema é que, de Washington, continua a haver uma dissonância entre o que Trump diz (quer a paz e estará furioso com Putin) e o que a Administração realmente faz (corta as vazas de Kiev para a NATO). Valha-nos Merz e a nova assertividade alemã.
Ana Milhazes, especialista em slow living, afirma que os portugueses vivem mais agarrados a bens materiais do que outros povos.
Para autografar livros, conversar e apresentar novidades, são muitos os que vão passar pelo Parque Eduardo VII. Destacamos 11, de RAP a Dulce Maria Cardoso, e dizemos-lhe a que dias e horas poderá encontrá-los.
O melhor do mês
Vendeu dezenas de milhares de livros – é o campeão nacional de vendas de 2022. Bate recordes de audiências no programa com Nuno Rogeiro. Está em memes, gifs, T-shirts e até azulejos. Pedem-lhe selfies. Disse “c…..o” em direto e foi um sucesso. A vida louca do ex-correspondente em Moscovo foi tomada pela guerra. Até o neto já o mandou ir dormir para a SIC, onde o vê a toda a hora.
Entrevistar José Milhazes sem ser interrompido por fãs tornou-se uma missão impossível. Tal como acompanhar os primeiros dias do ministro Manuel Pizarro sem andar vários quilómetros a pé e ao sol. Na Ucrânia, Tiago Carrasco acabou a dançar.
Concertos, exposições e livros marcam a melhor programação para o fim de semana.
Com a inflação a subir e a crise financeira a instalar-se, é preciso contenção na hora de ocupar os tempos livres. Selecionámos o melhor da agenda nacional, para se divertir ou imergir em cultura sem gastar dinheiro.
No centro da disputa está a utilização do nome "Ordem de São Miguel da Ala". O fadista pediu uma providência cautelar e acusa o duque de Bragança de "contrafação, uso ilegal de nome de firma e de marca". Duarte Pio nega acusações e promete defender-se.
Há poucas coisas tão perfeitas como ser jornalista e tradutor no sítio certo à hora certa em que morre um Estado (URSS) e nasce uma palavra (perestroika). Entrevista de vida ao homem que se desiludiu com o PCP.
O mundo assiste perplexo à invasão russa da Ucrânia à medida que a destruição nas cidades ucranianas aumenta. Ainda assim, continua a haver esperança numa solução pacífica para o conflito.
Lituânia, Letónia e Estónia temem ser os próximos alvos de Vladimir Putin, depois da invasão à Ucrânia. “Têm todas as razões para temerem pela sua segurança”, garante o jornalista José Milhazes
Ex-espião do SIED, jurista e investigador universitário, tem sido apelidado “caixa de ressonância do Kremlin” devido aos comentários sobre a guerra na Ucrânia. À SÁBADO nega qualquer ligação a Moscovo.