Nutrição e Sistema Imunitário
O fortalecimento do sistema imunitário também depende daquilo que comemos.
O fortalecimento do sistema imunitário também depende daquilo que comemos.
Drogas vivas no corpo durante meses, robôs que operam com menos danos, implantes milimétricos de gelatina, terapias que salvam vidas e estão a tornar crónica a terrível doença.
Há uma relação entre as alterações hormonais da mulher e a sua saúde oral, que é pouco conhecida e pode estar na origem de várias doenças - e até partos prematuros. A médica dentista Ana Mexia explica por que é que os dentes são mais do que um problema estético.
Há umas décadas, o mal-amado (pelo sabor) óleo de fígado de bacalhau potenciava a imunidade das crianças, uma vez que é um suplemento riquíssimo em vitaminas A e D.
Proteína animal ou vegetal? Fruta biológica ou de cultivo tradicional? Todos os dias somos inundados de novas dietas e conselhos de como perder peso e fazer uma alimentação saudável. Alguns deles podem levar a doenças crónicas. Quatro especialistas repõem a verdade.
Habitue-se a evitar a doença crónica fazendo meia hora de exercício por dia, uma alimentação saudável, não fumando e não se deixando engordar.
Por mais correta que seja a sua alimentação, ela não lhe providenciará os minerais, vitaminas, oligoelementos, antioxidantes, macro e micronutrientes de que necessita.
Deixe que o alimento seja o seu remédio, como dizia o pai da Medicina, Hipócrates, que também ressalvava que temos dentro de nós tudo quanto necessitamos e que todas as doenças começam no intestino.
Apesar de não falar, o intestino passa a vida a enviar mensagens de alerta, de forma a travar o avanço dos problemas causados pela ingestão de alimentos prejudiciais.
O intestino é conhecido como o "segundo cérebro", tendo em conta a grande quantidade de células nervosas periféricas que nele se encontram.
Um conjunto de medicamentos e tratamentos revolucionários prometem acabar com os calores, as insónias, o mau humor e os efeitos na saúde mental associados à menopausa. Saiba ainda como prolongar a fertilidade e que alimentos deve comer e evitar.
Devidamente repousado, exercitado e alimentado, o cérebro fica com mais condições para poder desempenhar as importantes funções de coordenador do corpo humano.
Aquilo que come pode proporcionar-lhe saúde e bem-estar ou doenças crónicas e perda de qualidade de vida. Mas não basta escolher os alimentos certos, há que saber como juntá-los e quando ingeri-los. Dez especialistas explicam tudo à SÁBADO.
A 1 em cada 10 portugueses faltam todos os dentes e quase 70% da população tem falta de dentes naturais.
Excesso de informação errada levou a nutricionista e professora catedrática de Nutrição a lançar livro que desfaz vários mitos e apela ao regresso aos pratos mais tradicionais.
O nosso estilo de vida, o uso indevido de antibióticos e os nossos comportamentos alimentares podem arruinar a nossa microbiota. Assim, fazendo alterações alimentares e ao estilo de vida, conseguirá mudar as bactérias do seu intestino em torno de 36 horas.