Sábado – Pense por si

Raquel Lito

Antepassados do humorista: o palácio que já foi dos Sinel de Cordes

O enfant terrible do humor pertence a uma linhagem que no século XVIII criou uma construção imponente, perto da Feira da Ladra. Rui Sinel de Cordes conta à SÁBADO que terá sido uma herdeira “demasiado ligada aos prazeres da diversão” a vendê-la. Recentemente, abriu ao público no evento Open House, iniciativa da Trienal de Arquitetura.

Diogo Barreto

Real ou fictício: quem era o Tio Sam?

Uncle Sam, a personagem criada no século XIX, acompanhou os Estados Unidos em alguns dos momentos mais difíceis da sua história, como a guerra da independência, a guerra civil ou crises financeiras. Mas de onde surgiu?

Lucília Galha

Os heróis que não vêm nos livros

Fernando Rita reuniu 30 histórias de homens anónimos que tiveram um papel em momentos determinantes da História de Portugal, desde a Reconquista Cristã até hoje.

Ana Taborda

Ernesto Vilhena, o senhor diamante

Durante quase cinco décadas, liderou a maior empresa das antigas colónias, que ocupava, em Angola, o equivalente a um terço do território português. Com um salário milionário, criou uma das maiores coleções de arte do País, mas morreu sem deixar dinheiro no banco. Teve várias polémicas com Salazar, que chegou a visitá-lo em casa.

Leonor Mateus Ferreira/Jornal de Negócios

Dinheiro não é um deus. Mas há Deus no dinheiro

Com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) a pôr, ao longo da próxima semana, Lisboa no mapa da fé católica, o Negócios olha para como a religião se interliga com as decisões no campo financeiro, tanto a nível pessoal como profissional.

Débora Calheiros Lourenço

Brittney Griner volta aos EUA em troca de prisioneiros com a Rússia

O governo norte-americano propôs em julho uma troca de prisioneiros, uma vez que Viktor Bout, um importante aliado de Moscovo e tranficante de armas, estava preso há 12 anos em solo americano e Moscovo já tinha tentado negociar a sua libertação.

João Carlos Barradas

Viktor But. O mercador da morte de volta à Rússia

O fornecedor de armas a Jonas Savimbi a troco de diamantes e traficante multimilionário está prestes a deixar a penitenciária de Marion, no Illinois, onde cumpre uma pena de 25 anos.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana