
Venda de livros aumenta 10% no segundo trimestre face ao mesmo período de 2024
Género mais procurado foi a literatura infantojuvenil.
Género mais procurado foi a literatura infantojuvenil.
O Facebook, o Whatsapp, o Instagram e o TikTok mudaram para sempre a forma como comunicamos. Passámos por uma pandemia que nos confinou durante meses, hoje compramos quase tudo pela Internet, conduzimos carros elétricos, fomos campeões no futebol e ficámos sem a Rainha de Inglaterra.
Vargas Llosa é um dos nomes mais importantes das letras latino-americanas e firmou-se como um dos principais escritores da sua geração.
"Em Portugal ainda se lê pouco e eu diria que este é o raciocínio base a partir do qual nós temos que continuar a trabalhar", afirma Miguel Pauseiro
Segundo os destaques da APEL, houve uma ligeira subida na percentagem de portugueses que compraram livros em 2023, passando de 62% para 65%.
Com milhões de livros vendidos, Yrsa Sigurdardóttir é uma engenheira civil e escritora que, a partir da Islândia, conquistou o topo do mercado livreiro.
O audiolivro Reis na Diagonal, a partir do conto original com o mesmo nome publicado na SÁBADO, é narrado pela atriz Margarida Cardeal e pelo locutor Nuno Calado.
O primeiro de quatro capítulos de Reis na Diagonal, a nova obra do escritor, é publicado no dia 21 de dezembro com a sua revista, em papel e online.
O ilustrador não conta a história através de imagens, mas sim os sentimentos que a obra lhe transmite. Há uma nova edição do livro de Orwell com ilustrações exclusivas.
Podem falar de pão ou de medo para explicar porque escrevem. No X Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, organizado pela UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), em Santiago (Cabo Verde), também se falou das muitas línguas mãe e de uma sombra colonial que teima em não se dissipar.
Edições adiadas, preços a disparar e apelos a compras antecipadas de livros para o Natal. A pandemia desequilibrou o mercado de produção de papel e as gráficas alemãs estão em pânico com a falta de matéria-prima. O problema assombrou o regresso da Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, o maior certame do setor editorial.
A Relógio d’Água vai editar em fevereiro o conto "Sr.Salário", de Sally Rooney, de quem já publicou "Pessoas Normais", e vai negociar os direitos do novo romance da escritora.
João Pedro George analisa os autores publicados pela Tinta-da-China que escrevem para o suplemento cultural do Público e as críticas feitas a esses mesmos livros. Terceira parte de um extenso ensaio.
A editora explica que todos os recursos são para pagar salários, nesta época de crise pandémica.
Juntamente com o lançamento da rede e do respetivo site, são lançadas duas ações conjuntas, "Livraria às Cegas" e "Fique em Casa", numa tentativa de manter em movimento o negócio dos livros, procurando fazer face à atual conjuntura.
O novo romance do "Homem dos Sete Instrumentos" (Sérgio Godinho), o prémio Leya de 2018 ou o Man Booker Prize de Ouro são alguns dos livros que estão prestes a chegar às livrarias.