Seis portugueses nos finalistas dos Globe Soccer Awards
Prémios serão entregues no próximo dia 28 de dezembro.
Prémios serão entregues no próximo dia 28 de dezembro.
Depois de perder a Bola de Ouro para Rodri, agora ganhou o The Best. Ao receber o prémio, Vinícius emocionou-se e lembrou as suas origens, a jogar na rua. O avançado do Real Madrid, que já foi várias vezes vítima de racismo, só tem 24 anos e já foi duas vezes decisivo na final da Liga dos Campeões, recebendo por ano um salário milionário.
Ainda não têm 30 anos e já encontraram espaço no xadrez do poder. São políticos, comentadores, ativistas, investigadores, artistas e desportistas. Falámos com eles e traçamos-lhes os perfis.
Derrotou uma mestre de 39 anos e empatou com um grande mestre, batendo um recorde internacional. A menina britânica começou a jogar "por acaso" durante a pandemia.
"E sem sabê-lo tinha a minha estrela antes que começasse o jogo", escreveu a jogadora que marcou o golo da vitória. Pai estava doente há cerca de um ano.
Chegou ao basquetebol aos 10 anos, aliciada por um gelado, e agora destaca-se no GDESSA, clube do Barreiro, sendo mesmo uma das figuras da Liga Feminina - foi eleita a melhor jogadora da década 2010-20. Com 33 anos, não pensa em acabar a carreira e para conciliar o basquetebol com a maternidade, contratou uma babysitter para tomar conta do filho, de 3 anos.
São casos raros no desporto português, mas a persistência prova que é possível ter filhos e continuar a competir ao mais alto nível: Yahima já era mãe quando ganhou o bronze no Europeu de judo e Sara Moreira correu grávida e foi campeã europeia nos 3.000 metros.
No ranking do prémio da FIFA, Messi passou a contar mais dois troféus do que o português Cristiano Ronaldo, que ganhou em cinco ocasiões.
É a melhor goleadora entre as 23 eleitas de Portugal para o Europeu feminino de futebol, com 23 golos em 106 jogos. Atualmente com 34 anos, diz que já pensa no fim da carreira. Quando isso acontecer, vai dedicar-se a outro projeto, que tem adiado: ser mãe.
O polaco foi considerado o melhor jogador de futebol de 2020 e rompeu o ciclo de vitórias entre Messi e Ronaldo, que Luka Modric já tinha conseguido há dois anos. Português faz parte do 11 do ano. Jurgen Klopp foi considerado o Treinador do Ano.
Depois dos triunfos em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015, o futebolista argentino voltou a vencer o prémio da France Football, repetindo a eleição da FIFA como o melhor da época 2018/19.
Estreiam-se entre os nomeados os portugueses Bernardo Silva, do Manchester City, e João Félix, campeão pelo Benfica e vendido ao Atlético de Madrid.
O vencedor será conhecido a 23 de setembro numa cerimónia em Milão, Itália. Conheça aqui os nomeados para cada uma das categorias.
Capitã Megan Rapinoe considera que uma ida à residência presidencial seria "uma oportunidade" para o presidente dos EUA "exibir" a seleção.
De 27 de maio a 2 de junho, o festival regressa para a sua segunda edição com um torneio de futsal, noite de quiz, exposições, um cine-jantar e, claro, 24 filmes sobre futebol
Equipa de Gaia venceu por 1-0 na primeira mão das meias-finais