Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

Dólar e dívida em jogo: Trump põe a maior economia do mundo sobre gelo fino

As tarifas fazem parte do objetivo de enfraquecer o dólar, trazer de volta a indústria e forçar uma aliança que isole a China, eleita como adversário estratégico dos EUA. A tática de coerção arrisca gerar resultados opostos – e minar irreversivelmente a confiança no dólar e na dívida americana.

Bruno Faria Lopes

Álvaro Almeida: liberal nas ideias, sólido na técnica, frontal e portista ferrenho

O terceiro diretor executivo do SNS em menos de dois anos e meio trabalhou no FMI, entrou para a Saúde pública pela mão de um governo PS, trabalhou nos bastidores com o ministro Paulo Macedo, foi atraído por Rui Rio para a política e bateu com a porta. O professor, irmão do presidente da NOS, é um liberal que diz o que pensa - e não gosta de ficar nos lugares só para aquecer.

Ângela Marques

Os jovens mais influentes do País

Ainda não têm 30 anos e já encontraram espaço no xadrez do poder. São políticos, comentadores, ativistas, investigadores, artistas e desportistas. Falámos com eles e traçamos-lhes os perfis.

Bruno Faria Lopes

Donald Tusk. O homem da “vassoura de ferro” contra o populismo

Despediu as chefias das empresas públicas de media, afastou o vice-procurador-geral, prendeu políticos no palácio presidencial. Na Polónia, o primeiro-ministro Donald Tusk está a entrar a pés juntos contra o legado de oito anos de governação dos populistas do PiS. O caminho tem vantagens - e riscos.

Maria Henrique Espada

Quem é o dr. Nuno Rebelo de Sousa, o Nuninho?

Trabalhou no BES, na PT e na EDP, empresas com que o pai tinha boas relações. Estudou nos Salesianos do Estoril e na Católica, mas nunca se interessou pela política. E saltou para a ribalta com o caso das gémeas luso-brasileiras que assombra o mandato presidencial do pai.

Maria Henrique Espada

As conversas secretas de Marcelo e Costa e os momentos decisivos da crise

Mandou o chefe de gabinete avisar Costa de que não convidasse ninguém para o Governo. E em abril estava convencido de que Galamba ia sair. Os dramas da hora decisiva do mandato e o Marcelo que não se mostra para as câmaras: o que telefona ao neto para discutir política, ia a Fátima na pandemia e anda por aí a pé, em Lisboa, todos os dias.

Bruno Faria Lopes

Eleições ao rubro: até chove dinheiro na campanha polaca

As mais importantes e duras eleições legislativas na Europa em 2023 opõem os nacionalistas-conservadores do PiS, à procura de um inédito terceiro mandato, a toda a oposição. Toda? Não: a extrema-direita ainda pode ser decisiva.

Vanda Marques

Anne Applebaum: “A Ucrânia vai entrar na UE”

Anne Applebaum faz o balanço de um ano de guerra da Rússia contra a Ucrânia. Defende que os ucranianos não devem ceder território, dado que Putin nunca vai deixar de querer controlar tudo.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana