Sábado – Pense por si

Ghoncheh Tazmini: “Quero trazer jogadores do Irão para Portugal”

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 28 de maio de 2025 às 23:00

Académica iraniana defende a diplomacia através do desporto e acredita que pode ser uma boa forma de aproximar o seu país do Ocidente. Sonha em criar pontes entre o Irão e Portugal.

Depois de anos de trabalho académico – deu aulas na London School of Economics and Political Science, sendo especialista na relação entre a Rússia e o Irão –, Ghoncheh Tazmini descobriu o mundo do futebol e agora está a começar uma nova carreira como agente FIFA. O projeto, sobre o qual falou com a SÁBADO, passa por conseguir trazer jogadores iranianos para Portugal, mas também levar jogadores e técnicos portugueses para o Irão, “melhorando as capacidades de intercâmbio entre os países e o mundo do desporto no Irão”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro