Sábado – Pense por si

Ana Taborda

Os poderosos clãs do Estado Novo

Os maiores grupos económicos podiam ter mais de 100 empresas em Portugal, Angola e Moçambique. Muitos eram controlados por famílias como os Champalimaud, Mello e Espírito Santo. Tinham fábricas, bancos, hotéis e cinemas. Alguns dos herdeiros discutiam negócios ao domingo com Salazar.

2
Rita Bertrand

Será ela a primeira mulher emancipada?

Não Andes Nua Pela Casa é de 1911, mas mantém a graça e a pertinência: é sobre uma provocadora que se recusa a obedecer ao marido. Estreia na Comuna, em Lisboa.

SÁBADO

Ministério do Mar partilha tweet de Rui Pinto e... depois apaga

Pirata informático tinha escrito no Twitter "uma dica": os fabricantes de automóveis em Portugal têm dados de circulação dos seus carros. Numa indicação ao caso do acidente do ministro da Administração Interna. Ministério do Mar partilhou esse tweet. Rui Pinto brincou que era indireta para "alguém a meter água" no Governo.

Covid-19: Surto na GNR de Bragança deu origem a 56 infetados

DGS avançou que já foram realizados “pelo menos 168 testes” às unidades que integram aquele comando. Apenas quatro militares estão infetados, mas já foram identificados 56 casos - o que faz do surto ativo aquele que tem mais infetados no país.

Bruno Faria Lopes

A história do clã mais poderoso da família Mello

São 12 irmãos e a família inclui 132 pessoas. São discretos e reúnem-se numa quinta no Alentejo. Regem-se por um protocolo secreto para mandar num império que esteve em risco. Mas a venda bilionária da Brisa, em plena pandemia, confirmou a história: este clã dos Mello tem sete vidas.

Sobreviver às várias crises

Contamos como os Mello têm gerido o património a pensar nas gerações seguintes e sobrevivido às várias crises. Revelamos o fraco apego de Marcelo Rebelo de Sousa a bens materiais. E contamos as histórias daqueles que não conseguem sair à rua com medo do novo coronavírus.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h