
"Quantas Queres?", uma peça que "dá voz à ansiedade”
Inês Miranda e Liliana Marques acreditam que a arte cuida e o humor salva. A peça que vão estrear em Lisboa e no Porto é um alerta sobre a vida que perdemos quando nos deixamos levar pelo medo.
Inês Miranda e Liliana Marques acreditam que a arte cuida e o humor salva. A peça que vão estrear em Lisboa e no Porto é um alerta sobre a vida que perdemos quando nos deixamos levar pelo medo.
Comprar bem e barato tornou-se uma utopia nos maiores centros urbanos. O mapa de pesquisa alarga-se agora a um raio de 55 km. Abrangidos pelos incentivos fiscais, jovens adquirem imóveis abaixo dos 300 mil euros. Seniores avançam para as trocas. Saiba como.
Quando deixou o PAN, quatro mil emails de uma conta interna do partido foram apagados. O MP apanhou a deputada por ter acedido à Internet em casa da mãe e na AR. Dos interrogatórios às diligências – onde se estragaram provas com copos de água –, eis os detalhes do processo, consultado pela SÁBADO.
Quanto dessa necessidade de reserva advém da vergonha, nos casos de violação e num contexto de uma sociedade patriarcal, recair sobretudo na vítima? Como Gisèle Pelicot afirmou, a vergonha tem de mudar de lado.
Vendem-se a 325 euros o par e são calçadas por influencers. A história azedou em meados de fevereiro, com a suspensão de atividade da marca mais barata, a Bordaleiras – acusada de plágio pela concorrente direta Alameda Turquesa.
"Não foi apresentada queixa no prazo legal para o efeito", alega o Ministério Público para justificar o arquivamento. "É uma injustiça muito grande que por questões temporais o caso não siga para a frente", afirma denunciante Liliana Cunha.
A poucos dias dos Óscares, a 2 de março, a nomeada ao prémio faz viagens-relâmpago à capital para saborear novamente o anonimato. Tem casa perto do Cais do Sodré. Quando sai à rua, aceita os pedidos de selfies dos fãs e mistura-se com os locais. Não resiste ao pão de sementes numa padaria da Bica e perde-se pelos peixinhos da horta do Pap’Açorda.
O ministro dos Negócios Estrangeiros teve uma conversa semi pública com vários parlamentares, e deixou estupefacto quem estava a sua volta. “Foi uma descompostura”, descreve quem assistiu.
A "casa" não é apenas a casa e o nosso núcleo familiar, mas sim algo bem mais amplo.
Pela primeira vez, em 20 anos, está prestes a ser aprovado um novo medicamento para a dor. A descoberta pode vir a ser tão revolucionária quanto o Ozempic foi para a obesidade. Razão? O novo analgésico não causa dependência. Mas há mais novidades: fatos com elétrodos que permitem que doentes com fibromialgia façam fisioterapia; uma espécie de cateterismo que trata as articulações com nanopartículas; ou o uso de células do sistema imunitário para curar doenças reumatológicas, como se faz no cancro.
João Pedro Coelho é alvo de 50 denúncias de alegados abusos a mulheres que abordava nas redes sociais. No meio profissional, era afável e discreto: não falava da vida afetiva. Começou a tocar piano aos 8 anos, fez o Conservatório, uma licenciatura em Jazz e prosseguiu os estudos em Amesterdão. Nas últimas semanas, cancelou espetáculos devido ao escândalo.
Os dados revelam uma situação preocupante em 2024. Além disso, "há muitas cifras negras [crimes não relatados]", diz Liliana Rodrigues, investigadora e presidente da UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta.
Dois docentes foram afastados depois de terem assediado duas alunas no ano letivo 2021/2022. Foi criado um canal de denúncias, mas ninguém o usou.
Segundo Inês Sousa Real, criminalizar o stealthing "representaria um passo crucial para assegurar que o direito ao consentimento sexual seja sempre respeitado".
A prática consiste em retirar o preservativo durante uma relação sexual sem consentimento do parceiro. É considerada crime em vários países europeus.