
Israel recupera cadáveres de dois reféns em Gaza
Um dos corpos recuperados é o de Ilan Weiss, de 56 anos.
Um dos corpos recuperados é o de Ilan Weiss, de 56 anos.
O alargamento propagandístico da acusação de anti-semitismo só serve os verdadeiros anti-semitas e acaba por aprofundar o isolamento de Israel
Exército de Israel multiplica ações para a ocupação da Cisjordânia. SÁBADO acompanha saída de 50 famílias do campo de refugiados de Tulkarem antes da demolição das suas casas. São acusados, sem provas, de terem familiares membros da Jihad Islâmica e punidos por isso.
Em troca, serão libertados centenas de prisioneiros palestinianos.
Os corpos de Shiri e dos dois filhos, Ariel e Kfir, foram devolvidos pelo grupo terrorista Hamas.
Todos têm dupla nacionalidade e viviam no kibutz de Nir Oz. Um deles prepara-se para conhecer a filha, que nasceu dois meses depois do rapto.
Representantes legais de Or Levy "solicitaram à Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa que instruísse o processo com urgência", em novembro de 2023.
Entre os reféns está Or Levy, 34 anos, um cidadão com ligações a Portugal que foi raptado no festival de música Nova durante o ataque sem precedentes do Hamas em território israelita, a 07 de outubro de 2023.
O 7 de Outubro mudou o páis e estilhaçou ilusões sobre a convivência com os vizinhos, mesmo entre quem já acreditou muito nela. Porque o trauma continua à flor da pele. Relatos de quem viveu o terror e já não fala em paz, mas em conseguir em segurança
O luso-franco-israelita Ofer Kalderon foi libertado com Keith Siegel e Yarden Bibas, conhecido por ter sido levado com a sua mulher e os seus dois filhos, um deles na altura tinha apenas oito meses.
Está prevista para esta quinta-feira a entrega de três reféns israelitas em troca de 110 prisioneiros palestinianos.
O exército israelita admite sem rebuços que o que se passou foi a "maior falha de inteligência e militar da história" do país, mesmo enquanto mostra os restos do erro.
Tsahi foi filmado pelo Hamas enquanto era levado como refém, Or escondeu-se num abrigo, mas acabou apanhado e Ofer foi levado juntamente com os seus dois filhos, que acabaram por ser libertados. Todos encontram-se em cativeiro há 15 meses.
Israel fez o anúncio do cessar-fogo depois de receber do Hamas os nomes dos três reféns que serão libertados hoje como parte do acordo.
Nas zonas que sofreram o ataque de 7 de outubro há um ano, é mais difícil acreditar numa solução pacífica para o conflito, enquanto alguns espreitam Gaza de um miradouro em Sderot.
O braço armado do movimento islamita palestiniano Hamas, as Brigadas Ezzedine al-Qassam, reivindicou já o lançamento dos foguetes, a partir da Faixa de Gaza para o sul de Israel.