Sábado – Pense por si

Cuidados intensivos

Bombos da festa

A Montenegro está reservado um papel mais modesto: procurar consensos no parlamento, mesmo que eles sejam recusados; informar os portugueses do tamanho da factura que terão de pagar pelos desvarios da aliança entre o PS e o Chega; e, claro, preparar o partido para eleições a curto prazo.

Cuidados intensivos

Não é só fumaça

Não é o tabaco que me move, mas a arrogância do poder de determinar as escolhas pessoais que não atingem terceiros. O Estado só pode interferir na liberdade individual para proteger eventuais danos aos demais. Quando isso não se verifica, não lhe assiste qualquer direito de tentar salvar o meu corpo, ou a minha alma.

Margarida Davim

O que encontram os refugiados quando chegam a Portugal?

Os programas de acolhimento variam segundo as entidades que recebem os refugiados, mas o objetivo é alcançar a autonomia em 18 meses. Cristina Santinho, antropóloga que estuda o assunto há 20 anos, diz que aquilo que estes migrantes encontram em Portugal "não é suficiente".

Um perdedor

O alcoolismo é simultaneamente o palco e o produto de uma guerra civil psicológica que se instala dentro do ser humano. Nasce e alimenta-se de factores e transformações sociais.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana