Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

Consultores: como funciona a prateleira dourada do Banco de Portugal

A posição, que não tem regras públicas, só é para diretores e administradores que são quadros da casa - serve para proteger o estatuto interno e o salário quando saem do cargo ou regressam ao banco. O trabalho que fazem os atuais seis consultores? Depende da administração.

Ana Taborda

O poder estrangeiro que dominou Portugal

Controlam as maiores companhias cotadas e estratégicas, como a EDP, REN e ANA. Dominam quase todos os bancos e seguradoras. Tornaram-se donos de hospitais privados e de redes de telecomunicações, gerem várias autoestradas. São chineses, angolanos, espanhóis, franceses e de muitos outros locais – onde há dinheiro para investir, o que falta por cá.

Bruno Faria Lopes

A história do clã mais poderoso da família Mello

São 12 irmãos e a família inclui 132 pessoas. São discretos e reúnem-se numa quinta no Alentejo. Regem-se por um protocolo secreto para mandar num império que esteve em risco. Mas a venda bilionária da Brisa, em plena pandemia, confirmou a história: este clã dos Mello tem sete vidas.

Bruno Faria Lopes

Como o banco público queimou milhões em Espanha

Um bad bank, mais de 1.000 milhões de prejuízo e uma reestruturação profunda imposta por Bruxelas. Assim terminou a aventura espanhola, lançada por Carlos Costa e Faria de Oliveira. A Caixa formalizou hoje a saída de Espanha.

5
Diogo Barreto

As perguntas que Vitor Constâncio está obrigado a responder

Na primeira audição na comissão de inquérito à Caixa, antigo governando do Banco de Portugal esqueceu-se de mencionar o acompanhamento que o supervisor fez da operação de crédito a Joe Berardo. Esta terça-feira Constâncio volta à comissão de inquérito.

3
Carlos Rodrigues Lima

Os documentos que desmentem Constâncio

A SÁBADO publica as cartas em que o Banco de Portugal autorizou, em 2007, Berardo a usar dinheiro da Caixa para comprar acções do BCP.

4
Bruno Faria Lopes

O grande assalto à Caixa Geral de Depósitos

Recorde a investigação premiada da SÁBADO que revelou pela primeira vez a participação do governador do Banco de Portugal em algumas dessas reuniões e o golpe de Berardo.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)