
Morreu Luís Oliveira, histórico editor da Antígona
Oliveira, que editou com a Antígona obras de pendor progressista e anti-capitalista por quase meio século, tinha 85 anos.
Oliveira, que editou com a Antígona obras de pendor progressista e anti-capitalista por quase meio século, tinha 85 anos.
Hoje há evidência científica que confirma que uma vigilância atenta das deficiências hormonais e uma correta suplementação em função dos resultados obtidos na sequência da medição do perfil hormonal, permite otimizar a saúde física e psicológica, além de prolongar o tempo de vida.
DeSilva cita os casos de Wordsworth, que moldou o Romantismo em 290 mil quilómetros de passeatas, de Kant, Beethoven, Jonathan Swift, passeantes obsessivos. E parafraseia Nietzsche: “Todos os grandes pensamentos são concebidos a andar.” Levantem agora o rabo desse sofá.
O professor de História passou mais de 15 anos a estudar a origem dos insultos em Portugal. Temos histórias bíblicas, de freiras e até importações japonesas. O mais difícil de explicar foi o “filho da mãe”.
A gesta épica de Fernando Santos jamais deverá ser subestimada, até porque a ingratidão e a falta de memória são defeitos tão desagradáveis como a visão de Thibaut Courtois prestes a entrar na sauna. Mas o que é demais é moléstia.
O facto de os textos de Manguel publicados no jornal mais vendido em Portugal serem mercadoria antiga, prosa que o tangoso argentino publica e republica, vende e revende, porque este é o seu modo de ganhar a vida, não é particularmente significativo, nem esse é o escopo desta história mil vezes contada. Um ensaio de João Pedro George
Na minha maneira liberal de observar as manifestações quotidianas, o supositório funciona como uma alegoria do modo humano de fazer as coisas, onde a fronteira entre civilização e barbárie é mais fina e estaladiça que massa folhada no forno
O recolher obrigatório ao fim de semana obrigou a alguns ajustes nas agendas culturais: aproveite bem as manhãs de sábado e de domingo com algumas das propostas que lhe apresentamos
O Dia Mundial do Teatro celebra-se na quarta-feira, 27 de março. Até lá há peças a estrear - e até Júlia Pinheiro se arrisca! -, além de borlas e sessões especiais.
Podemos isolar os Papas das suas circunstâncias históricas, e reflectir apenas sobre um mandato, que, para os crentes, é de origem sobrenatural? A este propósito lembramos a viagem de Paulo VI ao Estado Novo, há 50 anos, e de Francisco à República semipresidencial, agora