Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
04 de julho de 2021 às 10:00

Os campeões do mundo de 2022

A gesta épica de Fernando Santos jamais deverá ser subestimada, até porque a ingratidão e a falta de memória são defeitos tão desagradáveis como a visão de Thibaut Courtois prestes a entrar na sauna. Mas o que é demais é moléstia.

Johan Cruijff, um holandês que fumava dois maços por dia e foi dos últimos génios no melhor desporto do mundo, jurava que a única forma de defender com eficácia é atacar. Fernando Santos, um português que fuma dois cigarros por dia e é o único homem na história da humanidade a conquistar dois títulos de futebol sénior para o país eleito do planeta futebolístico, atulhado de repentistas, virtuosos e videntes que nunca ganharam meio torneio da Pontinha, esse reino onde 10 milhões partilham o trono robusto do doutoramento em milagreira técnico-táctica, jura que a única forma de defender com eficácia é continuar a defender.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.