Cientista Maria do Carmo Fonseca é mandatária nacional de Seguro
Objetivo do candidato presidencial apoiado pelo PS é "trazer os melhores para a vida pública", considerando que Maria do Carmo Fonseca "é uma das nossas melhores".
Objetivo do candidato presidencial apoiado pelo PS é "trazer os melhores para a vida pública", considerando que Maria do Carmo Fonseca "é uma das nossas melhores".
A ligação entre o cérebro e o sistema imunitário não se limita a acionar o mecanismo de defesa perante uma "invasão" de elementos agressores, mas também na ausência de ameaça e com o objetivo de facilitar a memória a curto prazo.
Habitue-se a evitar a doença crónica fazendo meia hora de exercício por dia, uma alimentação saudável, não fumando e não se deixando engordar.
Começou como bailarina e saiu de Portugal antes do 25 de Abril porque lhe “faltava o ar”. Quando voltou, mentiu ao senhorio para conseguir casa, foi vítima de assédio, tornou-se atriz e despiu-se para uma revista. Está a fazer 80 anos e diz que plásticas nem pensar.
Ainda não se considera campanhas de vacinação da população contra o vírus da varíola dos macacos. As vacinas a serem adquiridas serão para profissionais de saúde e contactos de risco de pessoas infetadas.
"Os políticos começaram a ouvir cientistas para tomarem decisões", assinala o bioquímico Cláudio Soares, que dirige o Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) António Xavier.
O aumento dos casos positivos nas escolas obriga os pais a sujeitar os filhos à zaragatoa, várias vezes por semana. É uma forma de dar confiança, mas pode ser um exagero.
A Direção-Geral da Saúde está a estudar o alívio de restrições, como o uso de máscara em recintos fechados. A opinião dos especialistas não é consensual.
Com os números de Covid-19 a aumentar, os dois antigos ministros da Saúde fazem um raio-X ao SNS e recordam: Portugal é dos países mais envelhecidos da Europa. Não poupam críticas: o País está refém das Finanças, o Governo não separou a política da saúde pública e ser moderado tornou-se um estigma.
Centenas de alunos estão em casa de quarentena devido a surtos nas escolas. Mas investigador defende que, com a pandemia controlada, não é necessário. E não é necessário a vacina para evitá-lo.
Na faculdade era conhecido como social-democrata. Vasco Pulido Valente, que se viria a tornar um crítico, recorda o carisma do então amigo. O primeiro casamento que durou quatro anos e as núpcias com Maria José Ritta dias antes do 25 de Abril.
A pandemia trouxe-o de forma regular para a frente das câmaras. Alunos lembram-no como um bom professor e "descontraído". Colegas de profissão lamentam a vontade de comentar tudo. Há dias uma publicidade onde aparece foi suspensa por ter informações "enganosas".
Como era impossível medir todos os tipos de defesas à covid-19 que o nosso corpo tem, farmacêuticas mediram a eficácia de vacinas através do número de vacinados que ficaram infetados. Agora, com toda a informação disponível, surgem novas formas de perceber se e quanta eficácia uma nova vacina tem.
Os testes de anticorpos dizem-nos se já estivemos infetados, mas não conseguem dizer com precisão se a vacina está a fazer efeito - porque anticorpos não são as únicas defesas que a vacina desperta no nosso organismo.
Estudo serológico estima que, até meados de março, 13% da população portuguesa já terá desenvolvido anticorpos após ter estado infetado. Percentagem sobe para 17% com o efeito da vacinação. 94% dos que apresentaram anticorpos à covid-19 em setembro não os perderam seis meses depois.
Há muito que ter mulheres em lugares de decisão deixou de ser uma novidade. Elas têm cada vez mais influência na vida de milhares de pessoas. Nas suas áreas respetivas, elas fazem a diferença todos os dias - e estão a abrir as portas para que a próxima geração de líderes não se esconda.