Israelitas matam palestiniano acusado de atacar militares na Cisjordânia
Homem estava acusado de ter lançado um engenho explosivo contra militares. Já foram reportadas mais de 200 mortes no território desde o início do ano.
Homem estava acusado de ter lançado um engenho explosivo contra militares. Já foram reportadas mais de 200 mortes no território desde o início do ano.
“Prossegue o diálogo para permitir o seu regresso a França o mais rapidamente possível”, explicou Macron.
A major-general Yifat Tomer-Yerushalmi, ex-chefe jurídica das Forças Armadas de Israel, foi detida, na noite de domingo, após admitir ter divulgado um vídeo de soldados israelitas alegadamente a abusarem sexualmente de um preso palestiniano. O jornalista da AP Joe Federman explica o caso.
Os Estados Unidos cortaram relações diplomáticas desde que os estudantes tomaram a embaixada em 1979, mantendo os 52 norte-americanos reféns durante 444 dias.
O plano de pacificação de Gaza foi patrocinado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, e entrou em vigor há um mês.
Desde que o cessar-fogo entrou em vigor, a 10 de outubro, Israel tem entregado os restos mortais de 15 palestinianos por cada refém libertado.
A milícia xiita Hezbollah ficou enfraquecida durante a guerra do outono de 2024 que Israel lançou contra o sul do país vizinho.
O Hamas libertou os 20 prisioneiros que permaneciam com vida, em troca de 2.000 detidos e presos palestinianos.
Também esta sexta-feira Israel já tinha devolvido os corpos de trinta palestinianos, continuando as trocas de restos mortais que sustentam o frágil cessar-fogo.
Corpos pertencem a Amiram Cooper e Sahar Baruch.
Na próxima semana a lei do serviço obrigatório vai ser discutida no parlamento israelita, apesar do grande número de opositores, incluindo o partido de Benjamin Netanyahu.
A confirmar-se restituiu os restos mortais de 15 dos 28 israelitas que ainda se encontram em Gaza.
Novos ataques que ocorreram, esta quarta-feira, mataram pelo menos 60 pessoas, incluindo crianças.
“Mataram um soldado israelita e o os israelitas ripostaram”, afirmou o líder norte-americano sobre os ataques de Telavive na Faixa de Gaza, na terça-feira.
Exército diz que continuará a respeitar o acordo de cessar-fogo, mas irá responder com firmeza a qualquer violação do pacto.
Parece ser o final do cessar-fogo entre Hamas e Israel. Tropas israelitas dizem ter respondido a ataque vindo do lado palestiniano.