Serviços para infeções sexualmente transmissíveis vão ser reestruturados para ampliar resposta
Face à elevada proporção de diagnósticos tardios de VIH.
Face à elevada proporção de diagnósticos tardios de VIH.
O hospital reconverteu 36 camas do Departamento Cirúrgico destinadas a doentes provenientes da Urgência, sob coordenação dos serviços de Medicina Interna, Pneumologia e Infecciologia.
A maior parte dos bebés são "grandes prematuros" e, independentemente de estarem colonizados com a bactéria, têm de permanecer no hospital, explicou o diretor do serviço de infecciologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte.
Portugal está no top 10 dos países com mais casos: já temos quase 1.000. Mas o número de novos casos tem vindo a diminuir de forma global. E a vacinação vai começar a ser feita preventivamente. Saiba a quem e porquê e o que deve fazer para se proteger.
Apesar de não ser novo, nunca antes tinha havido um surto em Portugal, ou sequer na Europa. Desconhece-se como começou e pode nunca vir a saber-se, mas os casos devem continuar a aumentar. Os especialistas garantem que não será como a Covid-19. A SÁBADO falou com um dos 100 portugueses que já tiveram a doença.
Depois da covid-19 e dos casos raros de hepatites agudas em crianças, surgem em Portugal 20 casos suspeitos de monkeypox, a varíola dos macacos. Desde que a varíola foi erradicada deixaram de ser administradas vacinas pelo que a dúvida é clara: que riscos enfrentamos agora com esta "nova" doença?
Dados compilados do portal da transparência do Infarmed quantificam a relação financeira entre a indústria e os clínicos. Os laboratórios pagam quase toda a formação dos médicos. Os mais reputados são "influencers" que acumulam mais de 100 mil euros em apoios. Ninguém admite conflitos de interesses.
Em causa está o reconhecimento por um tribunal arbitral de que o Estado tem de pagar tratamentos ao HIV/Sida. ARS Lisboa e Vale do Tejo está mandatada a agir.
Luís Varandas recebe dois mil euros por mês por cargo de consultor na empresa. O médico e o laboratório defendem que a relação é de carácter científico e negam conflitos de interesses.
Os especialistas não estão em sintonia. Alguns defendem a vacinação generalizada, outros que não é essencial vacinar os mais novos. DGS e Governo aguardam pareceres.
Está há 15 anos à frente do serviço de Doenças Infecciosas do Centro Hospitalar de São João – onde começou a trabalhar. Foi o primeiro português a receber a vacina contra a Covid-19 e em 2019 já antecipava uma pandemia.
Especialistas aguardam parecer da Direção-Geral de Saúde, que não assume timings para a sua divulgação.
Manchas na pele e febre alta e prolongada são alguns dos sintomas da Síndrome Inflamatória Multissistémica Pediátrica. Ainda há muitas questões e os investigadores investem agora em conseguir o diagnóstico precoce.
"Desejo que lá para maio se possa voltar a uma situação melhor. Abrandar tudo só porque as coisas abrandaram um bocadinho não me parece bem", frisa Rui Sarmento e Castro.
"Houve pessoas que aguardavam com uma paciência notável", relata José Poças sobre a situação catastrófica vivida nas urgências.
"Se temos uma pandemia não podemos tratar todos como mereciam. Então nós temos que tentar acabar com a pandemia o mais depressa possível para voltarmos a tratar os outros doentes", explica infecciologista.