
A SÁBADO é todos os dias: O surpreendente aumento de casos de covid-19 no verão
Newsletter de terça-feira
Newsletter de terça-feira
Novas variantes apresentam “tendência potencialmente crescente” e "imunidade pode ter diminuído parcialmente", aponta INSA. Internamentos estão controlados, mas podem subir no próximo mês. Ainda assim, não há registo de agravamento da doença nestas linhagens.
A ligação entre o cérebro e o sistema imunitário não se limita a acionar o mecanismo de defesa perante uma "invasão" de elementos agressores, mas também na ausência de ameaça e com o objetivo de facilitar a memória a curto prazo.
A neurocientista que estuda o envelhecimento reforça que é bom sinal estarmos mais velhos, temos é de saber cuidar do cérebro. Um dos erros dos portugueses: dormir mal.
"A monitorização que tinha vindo a ser seguida até aqui deixa de ser comparável com a que podemos fazer agora", avisam os investigadores.
Sim, é muito provável que a obrigatoriedade das máscaras regresse em espaços fechados, mas não irá além disso, acreditam os especialistas. Só se surgisse uma nova variante. Descanse, também é difícil de acontecer.
"Os políticos começaram a ouvir cientistas para tomarem decisões", assinala o bioquímico Cláudio Soares, que dirige o Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) António Xavier.
Sprays nasais, pensos adesivos com microagulhas – mas que não doem ao aplicar. Estas serão as novas armas contra a Covid e podem chegar já em 2022.
Cor de rosa é a cor deste fim de semana, que tem ainda muitos doces e visitas que são uma novidade.
A pandemia trouxe-o de forma regular para a frente das câmaras. Alunos lembram-no como um bom professor e "descontraído". Colegas de profissão lamentam a vontade de comentar tudo. Há dias uma publicidade onde aparece foi suspensa por ter informações "enganosas".
Decréscimo de anticorpos algum tempo depois da toma da vacina é natural. Corpo tem outras defesas. A existir terceira dose, deve começar por quem tem sistema imunitário mais debilitado.
Se a prevenção da covid-19 ganhou uma arma de peso com o lançamento das vacinas em menos de um ano após o surgimento da pandemia, o futuro combate às suas marcas deve passar igualmente por outro tipo de tratamentos, segundo os dois especialistas.
Vacinação daqueles que estiveram infetados há mais de seis meses começa quando estiverem vacinados os maiores de 60 anos.
EMA está a avaliar o uso da vacina da Pfizer/BioNTech em jovens dos 12 aos 15 anos. "Quanto maior a população vacinada, melhor", afirma o imunologista Luís Graça.
A propósito do Dia Mundial do Animal de Laboratório, Leonor Saúde, diretora do Biotério de Peixe-Zebra no IMM, defende que se deve falar mais da importância dos animais nas descobertas científicas e lembra que o uso está muito regulado.
Estudo serológico estima que, até meados de março, 13% da população portuguesa já terá desenvolvido anticorpos após ter estado infetado. Percentagem sobe para 17% com o efeito da vacinação. 94% dos que apresentaram anticorpos à covid-19 em setembro não os perderam seis meses depois.