NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Informação surge depois de a associação ambientalista Zero ter acusado a Agência Portuguesa do Ambiente de falhar no controlo do tratamento dos REEE, permitindo, "no limite", que as substâncias perigosas não sejam removidas.
A ministra do Ambiente e Energia avançou hoje que a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) já concluiu uma auditoria ao controlo do tratamento dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE).
"Já há alguns meses que a IGAMAOT está a fazer uma auditoria ao sistema dos resíduos elétricos e eletrónicos. Também confirmamos hoje que auditoria está pronta. Vai-nos ser entregue muito rapidamente e daí iremos ver se está tudo a funcionar de uma forma ótima ou se precisamos de afinar o sistema", disse aos jornalistas Maria da Graça Carvalho.
A governante falava à margem de uma sessão pública dedicada à apresentação e discussão do Plano Social para o Clima (PSC), organizada pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C), na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT), em Lisboa.
As declarações da ministra surgem depois de a associação ambientalista Zero ter acusado hoje a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) de falhar no controlo do tratamento dos REEE, permitindo, "no limite", que as substâncias perigosas não sejam removidas.
Maria Graça Carvalho disse ainda que o relatório anual de lixo eletrónico da APA, referente ao ano passado, foi entregue na terça-feira, considerando ser "um assunto muito sensível e que pode ter impactos na saúde pública e muito negativos para o ambiente".
"A APA é a autoridade nacional para os resíduos. A informação que nós temos é que o relatório de 2024 foi entregue ontem [terça-feira]. Portanto, têm relatórios. Têm desenvolvido os relatórios", destacou.
Em comunicado, a Zero - Associação Sistema Terrestre Sustentável - refere que "a APA apenas tem dedicado atenção às quantidades destes resíduos que são recolhidas, mas, de forma totalmente irresponsável, nada tem feito para avaliar o modo como esses resíduos são tratados", lembrando que o "adequado tratamento" dos REEE "é fundamental para evitar a libertação" de substâncias "perigosas para a saúde pública e o ambiente".
Entre estas estão o mercúrio, o chumbo, plásticos com retardadores de chama bromados e gases com efeitos de estufa, presentes em frigoríficos, ecrãs e monitores, lâmpadas e equipamentos informáticos de pequenas dimensões, entre outros.
Em resposta à Lusa, a APA defendeu que tem cumprido todas as obrigações legais nesta matéria, acompanhando "com proximidade" a "complexidade deste fluxo de resíduos".
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro