Sábado – Pense por si

Ambientalistas organizam manifestação para preservarem dunas de Tróia

Raquel Lito
Raquel Lito 12 de abril de 2023 às 08:00

O protesto está marcado para o feriado de 25 de abril, em frente às instalações da Câmara de Grândola. Em causa está a obra de um resort, que envolve a herdeira do grupo Inditex (detém a Zara). Dirigente associativa e autarquia respondem à SÁBADO.

O último troço de costa selvagem de Tróia é dos mais bem preservados do País e da Europa. As dunas surgem em primeiro plano, mas também crescem plantas raras – como o arbusto sabina da praia, não transplantável, que pode chegar até aos 500 anos. Vivem ainda 40 espécies animais, entre mamíferos, répteis, aves, insetos, numa biodiversidade protegida por leis portuguesas e europeias. Na prática, este refúgio ambiental tem os dias contados, denuncia a presidente da associação ambientalista Dunas Livres, Maria Santos, em declarações à SÁBADO

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Naufrágio da civilização

"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".