Sábado – Pense por si

Alexandre R. Malhado

Europeias forçam Ventura a gestão de crise

Após perder metade dos eleitores, o líder do Chega diz que “não foi uma vitória assim tão grande”. Dirigentes apontam culpa para lista, “a primeira sem Ventura”. A história da noite da derrota.

Gabriela Ângelo com Alexandre R. Malhado

O que valeu a Ventura foi não ser ultrapassado pela IL

O líder do Chega diz que resultado das europeias "não foi uma vitória assim tão grande", apesar de ter perdido metade dos votos face às legislativas e quase ser ultrapassado pela IL. Para Ventura, a única derrota foi não terem vencido as eleições.

António José Vilela

O grande plano de José Veiga para conseguir um banco

Para tentar concretizar os negócios envolveu o então CEO do Banco Carregosa, um alto quadro do BES e Miguel Relvas. A investigação da PJ terminou no fim de 2022, mas o MP adiou o fim do caso porque mandou transcrever de forma integral mais de mil escutas telefónicas. O caso arrasta-se há 10 anos, mas recentemente Veiga conseguiu que um juiz de Cabo Verde lhe libertasse cerca de €60 milhões que estavam apreendidos a pedido das autoridades portuguesas. Depois, tentou transferir quase €37 milhões – e nasceu um novo processo.

Sofia Parissi

Fim do bipartidarismo em Portugal? Especialistas dividem-se

O Chega elegeu 48 deputados para o Parlamento e proclamou o "fim do bipartidarismo" no final da noite eleitoral. Mas o politólogo José Filipe Pinto discorda: "Em termos efetivos, o que temos é uma continuação do bipartidarismo".

Alexandre R. Malhado

Ventura ignora "não é não" e faz xeque a Montenegro

O líder do Chega passou a noite longe dos militantes e só desceu do quarto de hotel para ser recebido em apoteose. Passou a batata quente a Montenegro ao afirmar que "só um líder muito irresponsável ignoraria" maioria AD-Chega. E chorou com o hino.

Raquel Lito

Os objetos abandonados por turistas

Deixam eletrodomésticos, asas de anjo, até brinquedos sexuais nos alojamentos locais e hotéis. A pressa e as limitações de bagagens nos voos são alguns dos motivos.

Alexandre R. Malhado

Ventura sorri num pântano à direita. Próximo objetivo: destronar o PSD

Numa direita de rastos, André Ventura foi um dos poucos vencedores. Com um PSD enfraquecido, o líder do Chega ambiciona ser a principal oposição: “António Costa, eu vou atrás de ti agora." Com um grupo parlamentar frankenstein (mas que lhe é leal), conseguirá Ventura?

Bruno Faria Lopes

PSD: uma noite de alívio com negação q.b.

O partido terá provavelmente o pior resultado desde 1983, mas quem viu Rio entrar na sala “New York” do Marriott poderia pensar que o PSD tinha ganho as eleições.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente