Sábado – Pense por si

Clã Balsemão: fortuna e queda do homem que cruzou poder, dinheiro e media
Bruno Faria Lopes

Balsemão e Berlusconi: os bastidores das negociações para salvar o império de media

As negociações com a MediaForEurope, um contacto aberto por António Horta Osório, incluem a permanência dos Balsemão no capital e na gestão da dona da SIC e do Expresso. Quem mandará no imediato está por acertar, mas os italianos vêm para controlar - agora ou mais tarde. Há otimismo, mas incerteza, sobre a concretização do negócio, que não deverá incluir um perdão de dívida bancária. Os Soares dos Santos pensaram investir, mas queriam cortar a fundo e mandar - Balsemão não aceitou.

Jornal de Negócios

Horta Osório sai de número dois na Impresa

O antigo banqueiro deixa a administração da dona da SIC e Expresso. Para o seu lugar entra Pedro Barreto, que em fevereiro deste ano abandonou o "board" do BPI.

Ana Taborda

António Horta Osório, de banqueiro a conselheiro dos poderosos

Trabalha 12 horas diárias, para deixar a sexta livre. A sua rotina inclui ginásio, ténis, corrida e jejum intermitente. Divide-se entre Lisboa o estrangeiro, em contactos com bancos e fundos internacionais. AHO, como é conhecido lá fora - ou "Torquemada", como o alcunharam no Credit Suisse - é agora o consultor da José de Mello, da Bial e da Impresa. Nos bastidores da finança, há quem garanta que terá um papel crucial por desempenhar em Portugal.

A paixão de Horta Osório

Fomos ver como está a ser a nova vida de António Horta Osório, regressado a Portugal após 15 anos em Londres. O gestor não larga uma paixão antiga: o ténis. Mostramos-lhe ainda como funciona a “selva” dos tuk-tuks em Lisboa e acompanhámos Rui Veloso antes do seu concerto no Tivoli.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.