Horta Osório diz que comissão de inquérito da CGD é essencial em termos de "transparência"

O presidente executivo do Lloyds Bank considera que portugueses precisam de saber "o que aconteceu" e se as decisões da Caixa foram tomadas de forma adequada.

O presidente executivo do Lloyds Bank, António Horta Osório, disse hoje que a comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD) é uma "questão essencial em termos de transparência e confiança dos portugueses".

Não leva texto
Exclusivo: Horta Osório já não é suspeito
FOTOGALERIA (NÂO MOVER SÓ COPIAR)
Horta Osório recebe 8,3 milhões de libras em remuneração mais prémio 'milionário'
Exclusivo: Horta Osório já não é suspeito
10. António Horta Osório
O banqueiro estima que a injeção de capital no banco público custou cerca de 2.000 euros a cada família e, por isso, os portugueses precisam de saber "o que aconteceu" e se as decisões foram tomadas de forma adequada, ou não.

Horta Osório falava aos jornalistas à margem da conferência da AICEP "Exportações & Investimento", que decorre hoje na Nova School of Business and Economics, em Carcavelos, concelho de Cascais.

Questionado sobre o empresário Joe Berardo, o banqueiro respondeu não querer fazer "comentários em particular personalizados", mas disse que, como tem vindo a referir "há vários anos, a questão da CGD é uma questão essencial em termos de transparência e de confiança dos portugueses, porque o banco pertence aos portugueses.

"Penso que é um princípio fundamental de transparência e justiça saber exatamente o que se passou com os grandes problemas que originaram essa injeção de capitais dos portugueses. E as audições do parlamento, obviamente, vão nessa direção e é positivo", afirmou.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais