Histórias de violência
O fascismo anda por aí à solta? Lamento, mas não dou para esse peditório. Existe uma diferença entre casos de política e casos de polícia. Convém não os misturar.
O fascismo anda por aí à solta? Lamento, mas não dou para esse peditório. Existe uma diferença entre casos de política e casos de polícia. Convém não os misturar.
Caracterizada por várias misturas e migrações, a nossa genética é semelhante à ibérica e muito marcada pelo Mediterrâneo. Só no sul do País percebemos uma maior influência da África subsaariana, efeito dos Descobrimentos. A nossa herança é muito mais diversificada que a de D. Afonso Henriques.
Jurista e historiador inaugura a nova série da coleção Breves Biografias de Políticos Portugueses, grátis com a SÁBADO a partir de dia 17, com a vida do "General Sem Medo".
Hoje em dia, o nosso regime alimentar é hipercalórico, não devido às gorduras ou aos produtos de origem animal, mas à elevada taxa de alimentos processados e de açúcares que consumimos diariamente.
Manuel Matias avançou com queixa-crime contra uma mulher, militante do PCP, que tuitou uma pergunta e uma notícia falsa sobre fraude numa organização de que o ex-assessor do Chega foi dirigente.
É curioso pensar que, ao longo deste tempo, o nosso estilo de vida se alterou por completo, mas o que não acompanhou esta rápida evolução foi o seu agente criador: é que o nosso código genético é quase idêntico ao que era há milhares de anos.
José Saramago vaticinou-lhe o Prémio Nobel que ainda não chegou. O escritor, que nasceu em Angola e está traduzido em 70 países, é o novo cronista da SÁBADO. As notícias serão o seu ponto de reflexão.
O que difere fundamentalmente no regime alimentar de hoje e do Paleolítico? Salta à vista: o glúten, os laticínios, o açúcar e os alimentos processados.
A arqueologia mostra que esta tradição tem mais de 250 mil anos. As primeiras manifestações foram os enterros. Apesar de muito diferentes, ainda hoje a maioria da população é crente
Gouveia e Melo, provavelmente, não atinge essas altas esferas. Mas, em contrapartida, apresenta sondagens um pouco acima de Tino de Rans. Ó diabo: querem ver que é esse o problema?
Estudos científicos recentes indicam que comer carne de vaca, borrego e porco não aumenta o risco de doenças cardiovasculares e cancro. Pelo contrário: ajuda a tratar de inflamações, enxaquecas, diabetes e esclerose. Médicos já prescrevem dietas carnívoras. Conheça os casos de sucesso.
Bem sei que o direito à greve está consagrado na Constituição da República Portuguesa. O direito à greve é, portanto, um direito de todos os trabalhadores. Mas, neste contexto, onde fica o direito à proteção da saúde?
Algo muda quando finalmente conheço todos os nomes numa turma. Subitamente, sinto-me mais perto. Ao interiorizar os nomes de quem comigo aprende, entroso-me nessa característica tão preciosa quanto indefinível: a humanidade do outro, na qual revejo a minha.
A escritora, de nacionalidade finlandesa e estónia, conhece bem a ocupação soviética. Denuncia a violência sexual russa e dá voz às vítimas ucranianas. Já venceu vários prémios, como o Femina.
No seu novo livro, o historiador faz uma retrospetiva das redes de informação humanas, alertando para o risco que a ascensão da inteligência artificial representa para a política e para a verdade.
Descoberta dos ossos já encontrados pode ajudar a perceber quem são estes humanos de baixa estatura que podem ter encolhido depois de chegar à ilha do Pacífico, há cerca de um milhão de anos.