
Do Funchal a Lisboa, o Guia Repsol premiou 4 restaurantes com três sóis
Os restaurantes Belcanto (Lisboa), Il Gallo D’Oro (Funchal), Ocean (Porches) e The Yeatman (Vila Nova de Gaia) foram premiados com a distinção máxima do Guia Repsol 2025.
Os restaurantes Belcanto (Lisboa), Il Gallo D’Oro (Funchal), Ocean (Porches) e The Yeatman (Vila Nova de Gaia) foram premiados com a distinção máxima do Guia Repsol 2025.
A primeira chef portuguesa a receber uma estrela Michelin foi Maria Alice Marto, em 1993, com o restaurante Tia Alice, em Fátima, o que torna Marlene Vieira e Rita Magro as primeiras mulheres a receber esta distinção nos últimos 30 anos.
De Chaves a Almancil, passando por Porto, Viseu, Leiria e Lisboa, estes sete chefs vão dar que falar nos próximos tempos. Saiba quem são e que pratos prepararam para uma proposta de consoada idílica.
Depois de quatro Jantares de Estação com alguns dos melhores chefs nacionais no Marlene, a chef inaugura um novo ciclo, desta feita com convidados internacionais. No primeiro, a 2 de outubro, recebe Ana Roš, do esloveno Hiša Franko, de 3 estrelas Michelin.
Em Porches, um resort com mais de 30 anos – o Vila Vita Parc – continua a ser garantia de uma estadia tranquila e luxuosa, com uma praia de acesso privado.
Uma casa histórica de peixe e marisco em Portimão, um novo conceito de fine dining em Albufeira e um oásis de descontração no coração do Algarve: três maravilhas algarvias a descobrir entre petiscos e mergulhos.
O restaurante liderado pelo austríaco Hans Neuner e o chef português aos comandos do Euskalduna arrecadaram as principais distinções numa noite com outros destaques.
Clássicos, recentes, de autor, com ou sem álcool, os cocktails ganharam espaço no léxico e nos balcões e mesas nacionais. Sentámo-nos com quem partilha o gosto pelos copos recheados e demos sabor às conversas com as novidades mais frescas da mixologia em Lisboa.
Num cenário idílico em Lisboa, nos dias 2 e 3 de julho, reúnem-se estrelas nacionais e internacionais da cozinha, incluindo 13 restaurantes Michelin e uma comitiva dedicada a França.
Nas praias e nos terraços, cocktails e finger food acompanham batidas dançáveis. E também haverá jantares Michelin.
Batemos bolas com João Zilhão, que chegou a disputar a fase de qualificação do torneio que agora dirige. O gestor conta o que custa atrair as estrelas para a maior prova de ténis no país, que arranca hoje.
Os prémios atribuídos pelo site Mesa Marcada, criado por Duarte Calvão e Miguel Pires, distinguiram os melhores restaurantes e chefs do País. O Velho Eurico, Sem e Lucas Azevedo, chef da Barra de Sushi do Praia no Parque, são alguns dos vencedores nas categorias principais.
O chef que tem lutado pela ajuda ao setor da restauração perante os prejuízos da pandemia ganhou a sua primeira estrela Michelin. O restaurante Eneko Lisboa também tem agora uma estrela
Chef português alcançou a 70.ª posição na lista dos 100 melhores chefs do mundo, cujo primeiro lugar foi atribuído ao dinamarquês René Redzepi.
Os frangos de aviário são uma coisa imprestável para quase tudo. Mas há uma excepção. Frango assado.
Os prémios de gastronomia Mesa Marcada, organizados pelo blogue com o mesmo nome, premiaram ainda o Fifty Seconds, O Frade e o Essencial - todos eles em Lisboa