Sábado – Pense por si

Relatório Minoritário

O que há-de vir

Há 30 anos, Michael Moore estreou Canadian Bacon, sátira à indústria militar descontrolada, onde se inventa uma guerra entre os EUA e o Canadá, só para vender mais armas, e salvar as fábricas da bancarrota. Projecto para 2025? Só a brincar.

Meia dúzia de frases

Deixem as crianças em paz

Alguém diga a estes fanáticos: deixem as crianças em paz. E arranjem vida própria. A falta de empatia aliou-se à ausência total de inteligência e, de repente, surgiram grupos de extrema-direita, sempre com mais capacidade de destilar ódio do que analítica – sempre em busca de uma vendeta e não da paz.

Ventos de Oeste

Racismo e momentos "Marinha Grande"

Comparar António Costa a um porco não é comparável a colocar um preservativo no nariz de um Papa, Paulo Portas a Pinóquio e Cavaco Silva e Passos Coelho a Adolfo Hitler. Isto para referir apenas algumas imagens que circularam abundantemente pelos meios sociais procurando "dourar" o acto do professor da FENPROF (e não do STOP), e procurando fazer crer que essas outras caricaturas se equivaliam.

Luís Francisco

Vladimir Kara-Murza, o homem que quer libertar a Rússia

Vladimir Kara-Murza, filho e neto de historiadores e jornalistas, sempre foi educado a pensar pela sua cabeça. Depois de condenado por um tribunal russo a 25 anos de prisão, deixou uma mensagem: “A Rússia será livre. Digam a toda a gente.”

Vanda Marques

Anne Applebaum: “A Ucrânia vai entrar na UE”

Anne Applebaum faz o balanço de um ano de guerra da Rússia contra a Ucrânia. Defende que os ucranianos não devem ceder território, dado que Putin nunca vai deixar de querer controlar tudo.

João Carlos Barradas

Andrei Kurkov: “Quero que Putin vá para o inferno”

Andrei Kurkov nasceu na Rússia mas vive na Ucrânia desde criança. Os seus livros são proibidos em Moscovo. O autor espera que, com o apoio internacional da UE e dos EUA, Kiev vença esta guerra.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.