
Grande Loja Legal recrutou 400 novos maçons
A 4 de abril saber-se-á quem são os candidatos confirmados a grão-mestre. Depois de três anos de crise, a maçonaria regular iniciou centenas de Irmãos e lucrou quase €120 mil.
A 4 de abril saber-se-á quem são os candidatos confirmados a grão-mestre. Depois de três anos de crise, a maçonaria regular iniciou centenas de Irmãos e lucrou quase €120 mil.
Caberá ao parlamento maçónico (Grande Dieta) decidir o modo como esse processo se irá realizar, revela grão-mestre do GOL, Fernando Cabecinha.
A lista de Cabecinha recebeu na segunda volta 794 votos e a de Carlos Vasconcelos 530, a que se juntaram 27 brancos e nulos.
Um maçon do Porto contou ter pago em dinheiro um serviço a Fernando Cabecinha, um dos candidatos a Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano. Só que acabou constituído arguido por fraude fiscal.
Presidente brasileiro admitiu-se como membro da Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico do Brasil, apesar de ter defendido tratamentos para a covid-19 sem evidência científica.
Luís Parreirão foi secretário de Estado da Administração Interna e das Obras Públicas nos governos de António Guterres, presidiu à Associação Académica de Coimbra (AAC) e à Comissão Nacional de Jurisdição do PS. Defende que é tempo de afirmar a liberdade de consciência e o direito à privacidade.
Se ganhar as eleições, advogado de Guimarães de 43 anos será o mais novo Grão Mestre da história do GOL, a maior obediência maçónica em Portugal.
Fernando Lima, Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), considera que proposta de lei do PSD que obriga os políticos a revelarem a sua ligação à Maçonaria parte de um "preconceito".
"Ao longo dos séculos tem havido ciclicamente discriminações e perseguições aos maçons por defenderem a liberdade de consciência, de pensamento e de expressão", considera o grão-mestre.
A eleição do sucessor de Fernando Lima esteve agendada para meados de 2020, tendo sido adiada devido à pandemia da covid-19. Embora sem data marcada, ela deverá ocorrer no segundo semestre de 2021.
Fernando Lima, líder do Grande Oriente Lusitano (GOL), a mais antiga e influente obediência maçónica em Portugal, diz-se "espantado" com caso da vigilância do Ministério Público a dois jornalistas - um deles da SÁBADO - para descobrir as suas fontes.
Surto de coronavírus levou Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a cancelar eleições. Os encontros com rituais maçónicos também foram proibidos online, porque os programas permitem gravação
O Grão-mestre do Grande Oriente Lusitano mostrou-se disponível para conversar com o líder do PSD para "lhe dar todos os esclarecimentos sobre a maçonaria”.
"O Grão-Mestre, e julga-se que o povo maçónico também, não pode aceitar climas de desrespeito, quezílias e falsidades", frisa Fernando Lima.
Guerra interna no Grande Oriente Lusitano, a maior obediência maçónica em Portugal, levou o capitão de Abril a escrever uma violenta carta ao Grão-mestre, Fernando Lima.
Fernando Lima, grão-mestre do Grande Oriente Lusitano, afirma que "estabelecer firmemente na consciência" os direitos humanos "passa obrigatoriamente pela educação".