Sábado – Pense por si

Maçonaria cancela eleições e proíbe sessões virtuais

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima 07 de abril de 2020 às 22:53

Surto de coronavírus levou Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a cancelar eleições. Os encontros com rituais maçónicos também foram proibidos online, porque os programas permitem gravação

O Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, a principal obediência maçónica em Portugal, cancelou as eleições previstas para 6 de junho, ficando uma nova data dependente da evolução do surto de coronavírus. Com o confinamento obrigatório, decretado pelo estado de emergência, algumas lojas têm realizado sessões virtuais, através de programas como o "Skype", "Zoom" ou o "Microsoft teams". Porém, numa comunicação aos maçons, o Grande Oriente Lusitano proibiu a realização de rituais, devendo tais sessões "devem manter-se estritamente no âmbito das relações fraternas e de amizade".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.